quarta-feira, 3 de agosto de 2016

Mineração da Vale seca nascentes em Tapira (MG)

Complexo de Mineração da Vale Fertilizantes, no município de Tapira (MG), provoca conflito ambiental relacionado aos recursos hídricos. Famílias de agricultores familiares do Assentamento Nova Bom Jardim, que vivem próximos à cava de extração, no município de Tapira, estão presenciando já fazem alguns anos o aumento da escassez de água, com a extinção de nascentes, devido aos constantes rebaixamentos do lençol freático, causados pela atividade mineradora.

A Vale fornece caminhão pipa e agora fala em bombear água para as famílias. A realidade é que o dano é irreversível e como os próprios agricultores dizem, como que se faz para criar gado e fazer agricultura com água encanada e bombeada. 

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Araguari (CBH Araguari) está reunido, em Tapira, nesses 3 e 4 de agosto, visita técnica e a realização da 4º Assembleia Geral Ordinária de 2016. O objetivo é coletar informações com a sociedade e esclarecer sobre a bacia. São competências do Comitê de Bacia, arbitrar os conflitos relacionados com os recursos hídricos e promover o debate das questões relacionadas aos mesmos, além da articulação da atuação de órgãos e entidades intervenientes.

Na Assembleia, no dia 4, as pessoas interessadas e envolvidas irão se manifestar durante a parte da manhã. Seguido por um debate aberto na parte da tarde e, por fim, será definido o posicionamento e atuação do CBH Araguari a respeito do conflito.

A questão das barragens da Vale no Complexo de Mineração de Tapira é também motivo de denuncias. No mês de maio de 2016, a fiscalização ambiental de Minas Gerais autuou a Vale Fertilizantes por irregularidades na ampliação de barragem de rejeitos desse Complexo. Essas obras são motivo de um dos conflitos entre a mineradora e a prefeitura do município. A prefeitura e organizações ambientais do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba acusam a empresa de fazer o alteamento da barragem sem licença ambiental e temem pela integridade de sua estrutura.





Nenhum comentário:

Postar um comentário