sexta-feira, 18 de novembro de 2016

Declaração de Marrakech (sociedade civil) - O Mundo não pode Esperar

Nós, marroquinos, magrebinos, africanos e movimentos sociais internacionais, reunidos em Marrakech durante a COP22, reafirmamos a nossa determinação de construir e defender a justiça climática e agir agora para garantir que o aquecimento global permaneça dentro do objetivo de 1,5°C - Feito pelos chefes de estado em Paris.

O Mundo Não Pode Esperar Mais

Em todos os lugares, as desigualdades estão aumentando, os direitos recuando e os conflitos e as guerras se multiplicando. Nosso povo é oprimido e a biodiversidade está sendo extinta. As consequências das mudanças climáticas são particularmente acentuadas na África e nos países do sul global.

As temperaturas recordes, excedem em 2016 até agora, e uma sucessão de ciclones, furacões, inundações, incêndios florestais e secas nos lembram que a mudança climática é uma realidade que já afeta centenas de milhões entre nós, em particular os migrantes forçados de suas terras e para a Mar, sob risco de morte. Sabemos que a diferença entre 1,5 ° C e 2 ° C não é matemática, mas uma questão de vida e morte.

Os movimentos e organizações da sociedade civil acreditam que as negociações internacionais sobre o clima não conseguem criar políticas necessárias e, portanto, estão convencidos de que continuar a construção de um movimento pela justiça climática é uma prioridade. Também denunciamos a presença de multinacionais poluidoras e criminosa na COP. A COP não deve ser transformada em um evento de greenwashing (lavagem verde) por governos que não respeitam nossos direitos e nossas liberdades.

Fóssil zero, 100% renovável: nosso futuro, nossa luta

Conter o aquecimento global dentro de 1,5 ° C envolve deixar os combustíveis fósseis no subsolo e fazer a transição para hidrocarbonetos não convencionais. Por isso, pedimos aos líderes mundiais em todos os lugares que congelem o desenvolvimento de novos projetos de combustíveis fósseis e se comprometam com uma transição justa para um futuro 100% renovável e democrático. A indústria de combustíveis fósseis está lutando para sobreviver. Então sabemos que devemos nos mobilizar para bloquear seus projetos destrutivos sempre que necessário.

Devemos também lutar para que não sejamos despojados de alternativas: estamos trabalhando para uma transformação social, ecológica, feminista e democrática, a fim de construir os postos de trabalho do amanhã. Exigimos também que os cidadãos controlem os fundos verdes, com 50% do financiamento destinado a projetos e estratégias baseados em comunidades e ecossistemas.

Este é o único caminho que nos permitirá afastar-nos do modelo extrativista e produtivista governado pelo mercado e evitar cair na armadilha da "economia verde" cheia de falsas soluções. Nosso futuro não depende da mão invisível, mas do poder das pessoas em todo o mundo.

Contra Donald Trump e seu Mundo Concebido ...

Alguns usam a crise social para justificar políticas reacionárias que são conservadoras, racistas e sexistas, tudo isso só servirá para aprofundar as injustiças climáticas. Donald Trump é apenas o exemplo mais recente desta forma de populismo nacional autoritário, que é uma ameaça para as mulheres, as pessoas de cor, os migrantes, os Muçulmanos e os mais pobres entre nós.

... um Clima de Convergência

Exigimos a libertação imediata de todos os prisioneiros ambientais e a protecção dos defensores ambientais em todo o mundo.

Do nosso lado, nós nos comprometemos a trabalhar juntos, a fim de:
• Estabelecer processos de políticas coletivas e colaborativas a nível local e territorial para garantir a efetiva participação cidadã, fazer ouvir as vozes da sociedade civil e transformar a legislação nacional em vetores de emancipação e justiça social, permitindo que as pessoas reapropriem bens coletivos (terra, ar e sementes), através da defesa da segurança alimentar.

• Conceber e estabelecer um espaço de cidadania regional, prestando especial atenção à integração das realidades africanas, mediterrânicas e insulares que refletem a urgência de fazer avançar a nossa luta comum pela justiça climática.

Nossas populações estão sofrendo, mas nossas lutas no terreno estão ganhando impulso por meio de uma crescente consciência coletiva da necessidade de unidade, do respeito pela diversidade e de modos complementares de ação estão sendo ampliados.

Estamos convencidos de que as mudanças necessárias são profundas. Recusamo-nos a permitir aos nossos Estados cumpram com as opções de livre comércio e permitam que as empresas adquiram armas legislativas que lhes permitam agir com impunidade e que os Estados se recusem a aceitar que as leis do mercado livre possam ofuscar o acesso aos direitos de todas as mulheres e homens. Defendemos os direitos de todos os camponeses e pequenos pescadores e de todos aqueles que estão na vanguarda da construção de um mundo verdadeiramente justo e duradouro.

Não vamos esperar que as instâncias de negociação internacional se encontrem e fortaleçam a nossa convergência. O trabalho que está acontecendo há muito tempo e vai continuar no terreno, nos níveis locais e através de movimentos de base que lutam localmente por outro sistema e outro mundo.

Em particular, queremos afirmar a nossa solidariedade com todos aqueles que estão na vanguarda da luta contra o extrativismo: em Imider, em Gabes, em Aïn Salah, em Standing Rock, em Notre Dame des Landes e em qualquer outro lugar. Somos solidários com o povo palestino na sua luta pela liberdade e pelo seu direito à terra e ao acesso aos seus recursos.

Hoje, reafirmamos com convicção que outro mundo é possível!


Marrakech, 17 de novembro de 2016

Nenhum comentário:

Postar um comentário