terça-feira, 1 de novembro de 2016

Nota da Diocese de Uberlândia em apoio aos Secundaristas

NOTA DE SOLIDARIEDADE
Que pode fazer aquele estudante (…) com o coração cheio de sonhos, mas quase sem nenhuma solução para os meus problemas? Muito! Pode fazer muito. Atrevo-me a dizer que o futuro da humanidade está, em grande medida, nas vossas mãos, na vossa participação como protagonistas nos grandes processos de mudança nacionais, regionais e mundiais. Não se acanhem!” Papa Francisco
A Diocese de Uberlândia manifesta sua solidariedade aos estudantes secundaristas e seus familiares que protagonizam a luta na defesa de seus direitos sociais da população.
Com mais de 24 escolas ocupadas, Uberlândia é a cidade com mais ocupações do Estado de Minas Gerais, o qual é o segundo estado mais ocupado do Brasil. A luta desses estudantes se faz pela qualidade do ensino público, em especial, por meio do posicionamento contrário a PEC nº 241/2016 (com nova numeração no senado, PEC 55) que limita gastos públicos em diversas áreas de interesse social por 20 anos, como educação, saúde, infraestrutura, segurança e outros.
Assumindo nossa responsabilidade profética, entendemos ser essencial escutar esses jovens, criar canais de comunicação em que os mesmos possam manifestar livremente seus interesses, debater e reivindicar, sem qualquer tipo de repressão.
No âmbito legal, em consonância aos arts. 3º e 6º do Estatuto da Criança e do Adolescente (Ecriad), o art. 5, inciso XVI, da Constituição Federal de 1988 e outros dispositivos legais, reafirmamos que os manifestantes e apoiadores do movimento estudantil em ocupação devam ser respeitados de todos os direitos fundamentais inerentes à pessoa humana, em condições de liberdade e de dignidade, resguardados pela proteção integral da vida em vista de sua condição peculiar.
Consideramos que tais ocupações protagonizadas por estudantes secundaristas configuram uma legítima forma de defesa e luta pelo caráter público e gratuito da educação. Ressaltamos que esta juventude luta corajosamente não só por seus direitos, mas por toda a população, principalmente os trabalhadores e os mais pobres.
Reconhecemos, também, o direito daqueles que não aderiram às ocupações, preocupados sobretudo com a proximidade do ENEM  e das provas finais, de terem o seu direito salvaguardado. A Igreja, como dispensadora dos dons evangélicos, no anúncio dos valores inalienáveis do Reino de Deus, conclama todos ao diálogo sincero e à fraternidade respeitosa, inclusive na troca honesta das ideais e convicções em pauta.
Que Santa Teresinha do Menino Jesus e da Sagrada Face, padroeira da Diocese de Uberlândia, interceda pelos estudantes, professores e pelos governantes, a fim de que haja unidade na busca de uma sociedade melhor, justa e equânime. (Cf. Jo 17, 21).
Dom Paulo Francisco Machado
Bispo Diocesano

Pe. Geraldo Magela Gontijo
Coordenador Diocesano de Pastoral
l
Pe. Eduardo César Rodrigues Calil
Assessor Diocesano do Setor Juventude

Pe. Claudemar Pereira da Silva
Assessor de Comunicação da Diocese

Nenhum comentário:

Postar um comentário