quarta-feira, 2 de novembro de 2016

III Encontro Mundial dos Movimentos Populares com Papa Francisco

Hoje, 2 de novembro, em Roma, iniciou o III Encontro Mundial dos Movimentos Populares (IMMP), que terminará no sábado 5 com uma audiência com o Papa Francis na Sala Paulo VI.  Participarão cerca de 200 delegados de 92 organizações em 65 países em todo o mundo.

No dia 5 de novembro à tarde mais de 5.000 pessoas se reunirão com o Papa Francisco para um diálogo sobre o processo de mudança necessário para que os movimentos populares se tornem protagonistas (e não apenas destinatários) das lutas pela justiça social.

Nesta edição está confirmada a presença do ex-presidente do Uruguai Pepe Mujica, da economista indiano Vandana Shiva e do Padre Luigi Ciotti, fundador da Livre e Gruppo Abele.


As discussões do Encontro Mundial dos Movimentos Populares têm como norte a busca pelos "três T's": teto, trabalho e terra. Dom Silvano Maria Tomasi, secretário-delegado do Pontifício Conselho da Justiça e da Paz, enfatizou a intenção do Papa Francisco em “sensibilizar as pessoas sobre a situação dos que vivem nas periferias da sociedade”. Particular atenção será dada durante a reunião, à questão dos refugiados e dos migrantes ", que é particularmente cara ao Papa.  No mundo os imigrantes sem documentos apropriados, chegam a 7 milhões nos EUA e 3,5 milhões na Europa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário