quarta-feira, 14 de fevereiro de 2018

Denúncia: Mineração impacta e contamina águas em Araxá (MG)


Documentário denuncia  a contaminação fruto da mineração da CBMM e da Vale Fertilizantes, hoje vendida para a estadunidense Mosaic . O vídeo foi produzido por membros Associação de  Ex-moradores da região do Barreiro, em Araxã (MG), relatando os impactos da mineração de nióbio e fosfato e o descaso das autoridades

Na Comarca de Araxá, tramitam mais de 500 processos com pedidos de indenização por danos a saúde causado pela contaminação da água. Muitas famílias vêm sofrendo com diversos tipos de doenças, como câncer, doenças renais e cardiovasculares.



O polo ativo dessas ações judiciais é ocupado por mais de 200 famílias que residiam dentro do Complexo do Barreiro, no chamado Alto Paulista e adjacências. Com coragem e com poucos recursos, com documentos comprovando a contaminação das águas e o fato de que o tratamento de remediação das mesmas não foi alcançado, os ex-moradores do Barreiro, estão continuam na luta. A grande maioria dessas famílias deixaram o local por determinação judicial e a partir do momento que foi ajuizada uma ação civil pública para apurar a contaminação dos poços que abasteciam essas famílias, foi ordenado pelo Poder Judiciário local o bloqueio de verbas nas contas da Prefeitura Municipal para que a mesma fornecesse água mineral para estes moradores que há anos ingeriam e utilizavam água imprópria para consumo humano. Esse fornecimento de água mineral durou até a retirada total das famílias do local.

Notas Técnicas da Fundação Estadual do Meio Ambiente -(FEAM) e do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (IGAM) confirmam a existência de contaminação. Análises das águas da região do Barreiro e do entorno da cidade de Araxá, incluindo os mananciais de abastecimento da cidade confirmaram a contaminação das águas do Barreiro, bem como da cidade de Araxá não apenas com Bário, mas também com outros metais, em doses elevadas para o consumo humano, como Cromo, Chumbo, Vanádio, e Urânio, detectado em níveis altíssimos em algumas amostras.


Nenhum comentário:

Postar um comentário