sábado, 30 de junho de 2018

Arcebispo nomeado Cardeal trabalha com população de rua


280 pessoas pobres sem teto, de Roma, celebraram no Vaticano a nomeação novo-cardeal Konrad Krajewski. Ele é  esmoleiro pontifício, um cargo muito peculiar, como diz o nome  –  “esmola” – trata-se do responsável pela a ajuda caritativa aos necessitados em nome do papa. O papa Francisco desejou reinventar a esmolaria pontifícia, que antes reduzida a um escritório que fazia algumas doações e expedia as bênçãos apostólicas em pergaminho. Agora a esmolaria pontifícia é a responsável pela instalação de um albergue, chuveiros, barbearia e lavanderia para moradores de rua nas proximidades do Vaticano – e até mesmo por passeios à praia com os mendigos durante as férias.

O que poucos sabem é  que Konrad colocou já a algum tempo, seu apartamento à disposição de migrantes que fogem das regiões em guerra. Assim, há meses dorme no próprio escritório, dentro do Vaticano.

O jantar de comemoração com os pobres de rua foi realizado no Vaticano.  O Papa Francisco, chegou de surpresa, que sentou-se em uma cadeira deixada livre na última mesa do refeitório, usado pelos funcionários do Vaticano. Nem mesmo o novo-cardeal sabia de sua chegada.

"Eu vim para os pobres, não para você", disse Francisco sorrindo a “Padre Conrrado”, que pede para ser chamado ainda assim, não obstante tenha recebido o barrete.

Francisco partilhou o jantar e ficou cerca de duas horas conversando com os presentes de uma forma muito familiar e ouvindo as suas histórias, muitas vezes de sofrimento, mas também de esperança.

Fonte: Vatican News

2 comentários:

  1. Este Papa honra o trono de Pedro.
    Este Padre honra o barrete cardinalício.
    Esses dois honram o Cristo e a Fé.

    ResponderExcluir
  2. Salve o pai nosso que está no céu!
    Salve Maria!Salve Francisco!

    ResponderExcluir