quarta-feira, 24 de outubro de 2018

Nota CNBB sobre Segundo Turno das Eleições 2018

NOTA DA CNBB
Por ocasião do segundo turno das eleições de 2018
Jesus Cristo é a nossa paz! (cf. Ef 2,14)
O Brasil volta às urnas para eleger seu novo presidente e, em alguns Estados e no Distrito Federal, seu governador. Fiel à sua missão evangelizadora, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), por meio de seu Conselho Episcopal Pastoral (Consep), reunido em Brasília-DF, nos dias 23 e 24 de outubro, vem ratificar sua posição e orientações a respeito deste importante momento para o País.
Eleições são ocasião de exercício da democracia que requer dos candidatos propostas e projetos que apontem para a construção de uma sociedade em que reinem a justiça e a paz social. Cabe à população julgar, na liberdade de sua consciência, o projeto que melhor responda aos princípios do bem comum, da dignidade da pessoa humana, do combate à sonegação e à corrupção, do respeito às instituições do Estado democrático de direito e da observância da Constituição Federal.
Na missão de pastores e profetas, nós, bispos católicos, ao assumirmos posicionamentos pastorais em questões sociais, econômicas e políticas, o fazemos, não por ideologia, mas por exigência do Evangelho que nos manda amar e servir a todos, preferencialmente aos pobres. Por isso, “a Igreja reivindica sempre a liberdade, a que tem direito, para pronunciar o seu juízo moral acerca das realidades sociais, sempre que os direitos fundamentais da pessoa, o bem comum ou a salvação humana o exigirem (cf. Gaudium et Spes, 76). Não podemos nos calar quando a vida é ameaçada, os direitos desrespeitados, a justiça corrompida e a violência instaurada” (CNBB – Mensagem ao Povo de Deus – 19 de abril de 2018). Inúmeros são os testemunhos de bispos que, na história do país, se doaram e se doam no serviço da Igreja em favor de uma sociedade democrática, justa e fraterna.
A CNBB reafirma seu compromisso, sobretudo através do diálogo, de colaborar na busca do bem comum com as instituições sociais e aqueles que, respaldados pelo voto popular, forem eleitos para governar o País.
Exortamos a que se deponham armas de ódio e de vingança que têm gerado um clima de violência, estimulado por notícias falsas, discursos e posturas radicais, que colocam em risco as bases democráticas da sociedade brasileira. Toda atitude que incita à divisão, à discriminação, à intolerância e à violência, deve ser superada. Revistamo-nos, portanto, do amor e da reconciliação, e trilhemos o caminho da paz!
Por intercessão de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, invocamos a bênção de Deus para o povo brasileiro.
Brasília-DF, 24 de outubro de 2018
Dom Murilo S. R. Krieger
Arcebispo de São Salvador
Presidente da CNBB em exercício
Dom Guilherme Antônio Werlang
Bispo de Lajes
Vice-Presidente da CNBB em exercício
Dom Leonardo Ulrich Steiner
Bispo Auxiliar de Brasília
Secretário-Geral da CNBB


36 comentários:

  1. Essa nota é menos tendenciosa. Pois alguns bispos, se manifestaram claramente contra Bolsonaro, seus discursos e partidos, mas a favor do PT, seus discursos e aliados.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma mensagem clara e objetiva, que espelha, não apenas o respeito pelo direito ao voto livre, mas também a preocupação (inter)nacional que assiste ao escalar da violência verbal e a ameaça aos valores da paz e dos direitos humanos.

      Excluir
    2. Alguns também se manifestam publicamente favoráveis ao candidato do PSL.

      Excluir
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    4. E se manifestaram contra Bolsonaro Graças a Deus. Um cristão que tenta viver o Evangelho, não tem outra escolha.Eu agradeço a CNBB por esta mensagem clara, com a tendencia de Paz e Amor.

      Excluir
  2. A Nota da CNBB é muito clara. A preocupação da Igreja se dá em direção da defesa dos mais necessitados. Devemos buscar isto sempre, para que possamos ter uma sociedade mais justa e igualitária.

    ResponderExcluir
  3. A ameaça a democracia e aos menos favorecidos é Bolsonaro. Vamos votar com consciência no domingo, escolhendo aquele mais tolerante é que tem projetos que privilegiam os mais pobres. Vote 13.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vote 13 e continue com a corrupção e roubalheira que atinge em cheio os mais necessitados! Acorde! Muda Brasil de vdd.#B17

      Excluir
    2. O q impressiona é votar num partido q quer liberar o aborto, as drogas e os criminosos. Deus q nos livre Bolsonoro é melhor opção #B17

      Excluir
    3. E votar num candidato que apoia a tortura e o armamento da população???

      Excluir
  4. Muito clara a CNBB. Pena que muitos católicos simplesmente a ignoraram e optaram por Barrabás.

    ResponderExcluir
  5. Eu entendi a mensagem dos senhores bispos, que tenho liberdade em escolher o melhor candidato. Em momento algum percebi que devo votar no PT, como alguns colegas entenderam.

    ResponderExcluir
  6. Está nota não é tendenciosa como a anterior e se posiciona claramente com o pensamento da Igreja. Em nenhum momento, nem em entre-linhas se fala em votar no PT. Assim que a Igreja deve se posicionar, íntegra, imparcial, levando seus fiéis a reflexão de suas escolhas. O Comunismo é arbitrário ao pensamento cristão.

    ResponderExcluir
  7. Temos um candidato defensor de torturadores e isto é fato.
    Temos sangue de irmãos e irmãs que banham este nosso chão um silêncio agora só é tão somente será a conivência com mais violência casa o ódio destilado se sobreponha ao projeto de não ódio.
    Somos o povo da esperança guiados por Deus caminhando com Maria nossa Mãe.
    Amem!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prefiro mil vezes o "comunismo" do que a ditadura!

      Excluir
    2. Vc não sabe o que diz.....vc acha que no comunismo não existe tortura....se acha isso esta se iludindo ao extremo....continue vivendo no conto de fadas.....é melhor estudar e ver como vivem as pessoas em Países Comunistas...naonsei se é Cristão se for seria bom tbm ler o que a Igreja fala sobre o Comunismo....

      Excluir
  8. Retirado da segunda metade do 2º parágrafo "Cabe à população julgar, na liberdade de sua consciência, o projeto que melhor responda aos princípios do bem comum, da dignidade da pessoa humana, do combate à sonegação e à corrupção, do respeito às instituições do Estado democrático de direito e da observância da Constituição Federal."
    Ao meu entender a proposta que mais se aproxima com a nota da CNBB é a do Bolsonaro, ainda mais quando se refere a: combate a sonegação, corrupção, respeito as instituições e observância da CF.
    É sabido que o PT vai de encontro a tudo que foi relacionado, e em referência ao último ponto, o mesmo teve que refazer por 3 vezes a programa de governo para se adequar a Contituição Federeal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. SUA MENTIRA PORQUE SE A CNBB FOR A FAVOR DE TORTURADOR EU DEIXO DE SER CATOLICA PORQUE JESUS MORREU POR AMOR E ENSINOU QUE O SEGUNDO MANDAMENTO E O AMOR AO PROXIMO E DE AMOR AO PRÓXIMO BOLSONARO NÃO TEM NADA

      Excluir
  9. Fico triste padres apoiarem o pt sabendo q eles são afavor do aborto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E os que apoiam o que faz apologia clara a tortura não te entristece?

      Excluir
    2. Não seria o aborto tbm uma forma de tortura?!?!?!? Uma tortura a um ser puro e inocente... bolsonaro nao tem no plano de governo dele intruduzir a tortura que tanto dizem mais o PT tem como plano de governo a descriminalização do aborto.....

      Excluir
    3. Não, não, não são a favor do aborto! São a favor da descriminalização, pois mulheres são estupradas, não são ouvidas e atendidas, e são obrigadas a gerar um feto, vindo de um aborto!
      A descriminalização ,é como o porte de armas, tem todo um critério e acompanhamentos, não vai ter ambulatórios abortivos em toda esquina! Mas é questão de saúde pública e psicológica! Não é a mina que trepa hoje, e na semana que vem vai abortar, no próximo dia trepa de novo e volta pra abortar não! Inclusive já tem casos de acompanhamentos que a gestante vingou a gestação com amor, devido ao acompanhamento com profissionais!

      O aborto ilegal é muito mais fácil pra ambos os lados! Quem faz o procedimento recebe dinheiro, vira capital sujo, e quem se sujeita, não deve satisfação e explicação pra ninguém,não se submete a "vergonha"; porém se põe em grande risco e complicações futuras para uma possível emergência!

      Não, eu não aprovo o aborto, e sim, é capaz de concordar com a descriminalização, sem ser a favor do aborto, No Canadá o aborto é "legal" e o índice de aborto é mínimo!

      Excluir
  10. É muito triste ver cristão apoiarem um partido onde seus candidatos são anticristo....😢

    ResponderExcluir
  11. Na verdade em nenhum momento disseram para votar no PT até porque tudo de ruim que acontece no país é por causa deles,"prefiro acreditar no novo de que continuar com o roubo" PT partido das trevas,jamais nunca mais, #17 Pra mudar de verdade.

    ResponderExcluir
  12. SEM PALAVRAS..BOLSONARO CONTRA TODA OPRESSAO AO POVO CARENTE..O PT ROUBOU NAO DE GRANDES EMPRESAS, MAS DA BOCA DO POVO POBRE DESTE BRASIL.ISSO A IGREJA NÃO PODE NEGAR. SÓ NAO QUER ADMITIR QUE E BOLSONARO...

    ResponderExcluir
  13. Quem aqui vai fazer o ENEM? Ou quem tem algum parente que vai fazer?

    ResponderExcluir
  14. Agradeço a CNBB por essa mensagem aos nós, fiéis católicos e a quem vier segui-la. Estava me sentindo incomodado com algumas outras msg da própria CNBB que não me soavam IMPARCIAIS, agora sim soou com mais leveza aos meus ouvidos.Nós CATÓLICOS, alicerçados na PALAVRA DE DEUS, não podemos ser parciais a esse ou aquele candidato. Pelo voto o povo escolhe e escolherá seu comandante maior - Presidente da República e é pelo voto que a democracia se solidifica. Portanto, sigamos nossa consciência e que Nossa Senhora APARECIDA, passe na frente e abra os caminhos para uma nova onda de amor a Pátria e que nosso futuro Presidente olhe para o povo mais necessitado e os ajude com politicas públicas que os contemplem e tb a todo povo brasileiro. Agora sim CNBB. Paz e bem a todos1

    ResponderExcluir
  15. O ódio não vencerá essa eleição!
    a CNBB deixa muito claro que a saída dessa crise é a fé e a luta em defesa dos mais desfavorecidos, e que o ódio, a intolerância, a discriminação sao atitutes repugnantes!

    ResponderExcluir
  16. Triste é ver um cristão que conhece a verdade ignorar os mandamentos de Deus e todos os ensinamentos de Jesus Cristo que também foi torturado e sofreu por nós só pra passar uma simples mensagem,ele foi xingado,criticado,torturado e morto,toda sua vida e história ele sempre ficou ao lado dos pobres,dos oprimidos,dos enfermos,até das prostitutas sempre pregou o amor e a paz e morreu para que nossos pecados fossem perdoados,imagino Deus que pediu para amarmos o próximo como a nós mesmos e disse em um de seus mandamentos não matarás seu irmão muito triste nesse momento,é difícil obedecer e aceitar isso,então Deus esta errado e Jesus Cristo também,só porque algumas pessoas deixaram seus corações se corromperem com a raiva e o ódio e passaram a idolatrar e chamar de mito um cara que vai contra tudo que Deus passou até hj,Deus tenha piedade deles porque não sabem o que fazem,se reconhecem essas falas é porque conhecem a verdade e a palavra de Deus e sabem o que fazem.

    ResponderExcluir
  17. Numa reuniao do CPP em minha paroquia vieram com abaixo assinado contra a lei do aborto. Dai eu me posicionei dizendo: De nada adianta vir agora com esta atitude(abaixo assinado) se la nas bases muitos de voces dentro da igreja apoia estes partidos de esquerdas autores destes projetos contrario ao Evangelho.

    ResponderExcluir
  18. Agora sim a CNBB se posicionou de uma forma mais consciente sem favorecer este ou aquele partido...mas eu vou de B17. Porque este nos afasta do comunismo.

    ResponderExcluir
  19. Foi-se o tempo que o povo era manipulado por opiniões tendenciosas, cansou-se de ser passado para trás e quis dar um passo à frente e por sí mesmo, e deu... Agora é aguardar o novo governo, torcer para seu sucesso porque do jeito que esta não pode continuar.Que a CNBB passe a orar mais pelo Brasil através de seus pastores porque só com as bênçãos de Deus vamos restaurar essa nação, Ele esta acima de tudo e de todos.

    ResponderExcluir