quinta-feira, 5 de março de 2020

Nota CPT/AFES - Clamor por Justiça - Execução de Sem Teto, do MTST, em Uberlândia

A Comissão Pastoral da Terra (CPT) e a Ação Franciscana de Ecologia e Solidariedade (AFES) vem a público repudiar a ação criminosa da PMMG, que executou um trabalhador sem teto, na madrugada deste dia 5 de fevereiro, na cidade de Uberlândia, Minas Gerais. Trata-se de uma ação violenta e nefasta perpetrada por agentes do estado.

Daniquel Oliveira dos Santos, de 41 anos, era coordenador da Ocupação Fidel Castro, organizada pelo MTST, em Uberlândia (MG), há 3 anos. Ele era responsável pela infraestrutura da ocupação, Daniquel foi atingido por um tiro na nuca, depois de subir em um poste de uma das casas do terreno ocupado.
.
Na tentativa de justificar essa execução e buscando criminalizar o movimento do qual Daniquel fazia parte, a Polícia Militar de Minas Gerais alega que Daniquel portava uma arma no momento de sua morte.

Em resposta, e para denunciar essa execução, as famílias moradoras da Ocupação Fidel Castro bloquearam a BR-050, rodovia federal, durante a manhã desta quinta. O protesto foi duramente reprimido pela mesma Polícia Militar, com bombas e balas de borracha, deixando mais três pessoas feridas.

Ao Estado que banaliza a morte, através de uma polícia que mata, que promove a insegurança nas periferias, repetimos as palavras atualíssimas do Salmo 9, 19: «A esperança dos pobres jamais se frustrará».

A vida quando esmagada pela malícia clama em alta voz. Enganam-se os que pensam que a violência abafa o grito do povo. O desejo de vida que habita no coração da vítima é libertado pela sua inocência ferida. O seu grito chega até Deus e provoca a sua intervenção. «O Senhor diz a Caim: Que fizeste? A voz do sangue do teu irmão clama da terra até mim» (Génesis 4,10).

Uberlândia, 05 de março de 2020
Comissão Pastoral da Terra
Ação Franciscana de Ecologia e Solidariedade

2 comentários:

  1. que DEUS tenha misericórdia de nós e AFASTE O MAL QUE INSISTE EM SEMEAR DESTRUIÇÃO DOR E MORTES.

    ResponderExcluir
  2. Muito triste Deus abençoa vcs família fidel castro

    ResponderExcluir