terça-feira, 24 de março de 2020

São Dom Oscar Romero - 40anos de seu martírio

"O martírio é o maior testemunho da fé, pois reproduz fielmente Cristo, dando a vida para que outros possam ter vida em abundância" (cf. Jo 10,10) - Mensagem da Conferencia Episcopal de El Salvador

Em 24 de março de 1980, enquanto celebrava a Eucaristia, Oscar Arnulfo Romero, então arcebispo de San Salvador, El Salvador, foi assassinado.

Ele criticou abertamente o regime militar em El Salvador e aqueles que o apóiam, denunciando casos de seqüestro, tortura e assassinato em massa. Em 1980, as tensões sociais eclodiram em uma guerra civil que durou doze anos e deixou mais de 75.000 pessoas mortas. O arcebispo Romero estabeleceu programas pastorais para ajudar as vítimas da opressão. Ao mesmo tempo, tornou-se ainda mais franco, condenando violações dos direitos humanos e defendendo a opção preferencial pelos pobres.

Em 14 de outubro de 2018, Romero foi consagrado santo da Igreja Católica. São Romero da América é um dos inúmeros mártires de seu país e da América Latina. Ele não buscou o martírio, mas o encontrou no caminho de sua fidelidade ao Evangelho de Jesus. Sua pregação pedia uma sociedade justa, respeitosa com todos os habitantes da terra, enfatizando os direitos dos pobres e oprimidos, pois somente assim pode haver paz.

Segundo o testemunho de Romero, o alcance histórico da fé está no anúncio do Deus da esperança e da justiça; de organizações populares; dos combatentes sociais perseguidos e mortos. É o que Romero apontou na véspera de seu assassinato (23/03/1980): "Ao reunir o clamor das pessoas e a dor de tantos crimes e a ignomínia de tanta violência, peço a Deus que me dê a palavra oportuna para console, denunciar, chamar ao arrependimento ”. (...) “Denuncio, acima de tudo, a absolutização da riqueza, da propriedade privada como um intocável absoluto”.

São Oscar Romero soube encarnar, com perfeição, a imagem do Bom Pastor que dá a vida pelas suas ovelhas. Por isso, agora e, sobretudo, desde a sua canonização, vocês podem encontrar nele ‘exemplo e estímulo’ no ministério que lhes foi confiado: exemplo de predileção, para os mais necessitados da misericórdia de Deus; estímulo para testemunhar o amor de Cristo e a solicitude pela Igreja. Que o santo Bispo Romero os ajude a ser, para todos, sinais da unidade na pluralidade, que caracteriza o santo povo de Deus”. (Papa Francisco)



O PROFETA: DOM OSCAR ROMERO

Por esta terra de fome / Eu vi um viajante passar
Humilde, manso e sincero / Valentemente profeta.
Que enfrentou aos tiranos / Para acusá-los pelo crime
De assassinar o irmão / Para defender os ricos.

ELES PODEM MATAR O PROFETA / MAS SUA VOZ DE JUSTIÇA NÃO
E IMPORÃO O SILENCIO / MAS A HISTÓRIA NÃO CALARÁ (BIS)

Com o evangelho na mão / Monsenhor Romero quiz
Fazer justiça e a fez / Mas o vilão não gostou.
Porque sua voz era alento / Que defendeu o camponês
Iluminando o caminho / A liberdade deste povo.

Seu pecado foi querer / Que os trabalhadores comessem
Que um pai nosso tivesse / Para rezá-lo comendo.
Quando Deus não faz justiça / Porque não entendem os ricos
Dos pobres sai o grito / Que aprenderam com o Profeta.

Sua morte não é coincidência / Devem temer os tiranos
São eles os que em suas mãos/ Carregam a mancha do crime.
E toda a oligarquia / Torpe de tanta demência
Assinaram sua sentença / Começa já sua agonia

Nenhum comentário:

Postar um comentário