sábado, 6 de junho de 2020

Nota de Esclarecimento: Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação da CNBB - SIGNIS Brasil - RCR

Sobre a reportagem “Por verbas, TVs católicas oferecem a Bolsonaro apoio ao governo”, com a manchete na primeira página “Ala da Igreja Católica oferece a Bolsonaro apoio em troca de verba”, do jornal O ESTADO DE SÃO PAULO em 06.06.20, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), por meio da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação, juntamente com a SIGNIS Brasil e a Rede Católica de Rádio (RCR), associações que reúnem as TVs de inspiração católica e as rádios católicas no Brasil, esclarecem que não organizaram e não tiveram qualquer envolvimento com a reunião entre o presidente da República, Jair Bolsonaro, representantes de algumas emissoras de TV de inspiração católica e alguns parlamentares, e nem ao menos foram informadas sobre tal encontro.

Informamos que as emissoras intituladas “de inspiração católica” possuem naturezas diferentes. Algumas são geridas por associações e organizações religiosas, outra por grupo empresarial particular, enquanto outras estão juridicamente vinculadas a dioceses no Brasil. Elas seguem seus próprios estatutos e princípios editoriais.  Contudo, nenhuma delas e nenhum de seus membros representa a Igreja Católica, nem fala em seu nome e nem da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, que tem feito todo o esforço, para que todas as emissoras assumam claramente as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil.

Recebemos com estranheza e indignação a notícia sobre a oferta de apoio ao governo por parte de emissoras de TV em troca de verbas e solução de problemas afeitos à comunicação. A Igreja Católica não faz barganhas. Ela estabelece relações institucionais com agentes públicos e os poderes constituídos pautada pelos valores do Evangelho e nos valores democráticos, republicanos, éticos e morais.

Não aprovamos iniciativas como essa, que dificultam a unidade necessária à Igreja, no cumprimento de sua missão evangelizadora, “que é tornar o Reino de Deus presente no mundo” (Papa Francisco, EG, 176), considerando todas as dimensões da vida humana e da Casa Comum. É urgente, sim, nestes tempos difíceis em que vivemos, agravados seriamente pela pandemia do novo coronavírus, que já retirou a vida de dezenas de milhares de pessoas e ainda tirará muito mais, que trabalhemos verdadeiramente em comunhão, sempre abertos ao diálogo.

Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação da CNBB
SIGNIS Brasil - Associação Católica de Comunicação
RCR - Rede Católica de Rádio

314 comentários:

  1. Ainda bem que leio essa nota.
    Como católica, estava me sentindo muito triste em ver que ainda existe quem se vende por dinheiro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Graças a Deus que é só a minoria que está apoiando esse Genocida

      Excluir
    2. Estava à espera dessa nota,fico muito aliviada em saberque a CNBB não compactua com isso. Abraços

      Excluir
    3. Eu continuo triste, pois a CNBB falou muito e não disse nada,até certo ponto lava as mãos feito Pilatos. A final somos uma só igreja ou não?

      Excluir
    4. O BOZO ! ESTÁ COMPACTUANDO COM BOZO? ELE É CONTRA OS POBRES, CONTRA OS NEGROS, COM OS ÍNDIOS CRIANÇAS ? É MUTA CARA DE PAU ! O PAPA SE VENDEU ? RIDICULO ! POR DEUS ! PRA ONDE VAMOS ? QUE DEUS O TENHA EM CHAMAS DO ESPIRITO SANTO PRA QUEIMAR OS PECADOS DESSE ABUTRE, QUE SERÁ O ULTIMO PAPA ! HATIMBUM !

      Excluir
    5. Correto falou mas não convenceu,caímos na teologia da prosperidade?

      Excluir
    6. Graças a Deus feliz por ser católica

      Excluir
    7. Vamos localizar contato do Vaticano para fazer denúncias

      Excluir
    8. Como católico desde a minha infância e devito de Nossa Senhora Aparecida, fiquei com a cara no chão.
      Senti destruidd.
      A CNBB feverid ser mais convincentemente.
      Deveria punir estes falsos representantes da Santa igreja católica.
      Excluir esses mais elementos.
      Ou da igreja católica ou do diabo.
      Daí a Cesar o que é de César.
      Esses falsos padres estão nos enganando.
      Que o satanás os recebam

      Excluir
    9. Só nos resta saber qual medida de punição que vão tomar contra esses fascistas que estão infiltrados na igreja católica...

      Excluir
    10. olha que pode sobrar poucos...

      Excluir
    11. Já foi divulgado quejisso e fake. Não existe e nunca existiu. Isso é coisa de socialista, que é contra tudo o que aprendemos no nosso catecismo, e a favor do aborto, enfim, tudo o que contraria a nossa fé. Me espanta católico falando que ficou aliviado após essa nota. Que tipo de católico e você, que não acredita na igreja onde você professa a sua fé durante as missas, adora ao Santíssimo, venera Maria, quem e você?

      Excluir
    12. Essa nota não me convenceu. Deeqm uma de Pilatos. O que me conforta é saber que os comentários são totalmente desfavoráveis aos vendilhões.

      Excluir
    13. Tem gente acreditando que a notícia é Fake News. Com certeza essas pessoas são desatualizadas. A notícia é verdadeira. É uma vergonha.

      Excluir
    14. Eu estou decepicionada com padre Reginaldo manzotti amanha mesmo eu tiro meu nome da associação nao dou mas um centavo se vendendo pra ant cristo assasino

      Excluir
    15. Uma excomunhão seria adequada.

      Excluir
    16. Se fosse verdade eu ia pular fora.

      Excluir
    17. Notas vazias e sem sentido. Da boca sai tudo, inclusive a falácia. Desconsidero estas notas de repúdio, o que temos aqui são vendilhões do templo. Notinhas da CNBB não valem nada. É o mesmo que acobertar os pedófilos. O que importa é, já na segunda feira, a imediata exclusão destas igrejas e pessoas. pasNo.mSeinimo saremdevem ser excomungados. Se passar a mão na cabeça serão coniventes e só estarão querendo receber uma parte.

      Excluir
    18. Não é fake! Video conferência com os padres, pastores, Bolsonaro e o capeta:
      https://www.youtube.com/watch?v=Mcj_PzrFby4&lc=z23dghrxxnqvvpqtyacdp431okvyxyxfx0v31z4033lw03c010c.1591473212310011

      Excluir
    19. Notas vazias e sem sentido. Da boca sai tudo, inclusive a falácia. Desconsidero estas notas de repúdio, o que temos aqui são vendilhões do templo. Notinhas da CNBB não valem nada. É o mesmo que acobertar os pedófilos. O que importa é, já na segunda feira, a imediata exclusão destas igrejas e pessoas. Devem ser excomungados. Se passar a mão na cabeça serão coniventes e só estarão querendo receber uma parte. Repito, com o demônio não tem acordo. Ainda temos papa? Ele sabe disso?

      Excluir
    20. Olacir, você, pelo visto, deve ser bolsonsrista, haja vista esse discurso tosco e barato para atacar o socialismo, que nada tem a ver com o Estadão, que publicou a notícia de tal conchavo. Seu discurso é o discurso da direita genocida. O socialismo tem mais a ver com o cristianismo do que essa sua língua comprida, hipócrita e maledicente. Temos como exemplo de socialismo o MST, que já distribuiu milhares de cestas básicas montadas com seus produtos orgânicos. E você, enquanto isso?

      Excluir
    21. Gente isso é minoria da igreja católica acho os padre de televisão de direita Reginaldo Rossi Alexadre eles só ver o cifrao

      Excluir
    22. É só parar de ser sócios destas emissoras que estão se vendendo...eu já paguei muito,mas acordei a tempo e só sirvo a Deus,o dinheiro ajudo os necessitados...

      Excluir
    23. Para que isso não aconteca, é necessário que os católicos ajudem na medida do possível essa instituições, pois para manter um emissora de televisão e rádio custa muito caro.

      Excluir
    24. Se essa negociação vingar ( e foi apenas negada pela CNBB e não condenada) estaremos assumindo a Teologia da Prosperidade de Edir Macedo e clones asseclas.

      Excluir
    25. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    26. Inda bem que vi este esclarecimento, não pude acreditar no que vi hontem, confesso que minha noite foi um tanto atribulada por tal notícia que vai na contramão do evangelho que aprendi na igreja católica que vivi...

      Excluir
    27. Ufa! Ainda bem! Está não é a postura da Igreja Católica Apostólica Romana!

      Excluir
    28. Esse postura bajuladora é de ala da igreja que nega o evangelho em função do lucro
      Os falsos profetas

      Excluir
    29. MESMO SENDO CRISTÃO PROTESTANTE, ESTOU PARABENIZANDO A POSTURA DA CNBBRASIL. IGREJA E POLÍTICA EM TEMPO ALGUM DEU CERTO E CONTINUA NÃO DANDO CERTO. PARABÉNS.

      Excluir
    30. Quem tem telhado de vidro , não joga pedra no telhado do vizinho. Em que cabeça , servirá este chapéu?

      Excluir
  2. Louvado seja! Não consigo imaginar que a CNBB fosse conivente com essas ideias.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também sinto aliviada.Estava sem chão. Que o Espírito Santo continue a levar esse grupo a discernir.Fe não se vende.

      Excluir
    2. Foi uma nota de repúdio,preciso de mais..
      Terão punição?ou a CNBB vai passar pano?

      Excluir
    3. Nesse casa a CNBB não poderia fazer nada, pois a televisão ela responder ao Bispo da diocese em que está localizada.

      Excluir
  3. Bem usam a Igreja Católica mas não representam os católicos praticantes verdadeiros.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. DEUS provê e proverá sua bondade infinita não faltará!

      Excluir
    2. Que bom ler isso mas, os católicos pentecostalistas estão dividindo a Igreja. Até grupo contra o Papa Francisco tem. A Canção Nova apoiou tb. Vi um post com foto de um dirigente todo sorridente, dando a mão ao Inominável e falando em apoio. Que católicos são esses? Padres indicando voto nesse ser.Teremos outro cisma? Obrigada.

      Excluir
    3. Quem foi recentemente a uma reunião com o nosso Papa Francisco , ficou bastante tempo lá, e tirou fotos. Além de ter conta bancária, no Banco do Vaticano?

      Excluir
  4. Jesus está e sempre vai estar do lado dos pequenos
    Deus não está a venda

    ResponderExcluir
  5. Respostas
    1. Muito grata pelas pontuais e necessárias palavras.

      Excluir
    2. Que bom saber desta iniciativa por parte da nossa Igreja. A Igreja tem que se ioir mesmo aquilo que contradiz o Evangelho. Compactuar com este governo é mesmo que compactuar com a mentira e a morte. Me sinto cada dia mais feliz de ser católica. Obrigada CBB.

      Excluir
  6. Fiquei triste em saber desta notícia, fazer barganha com político que não tem compromisso com os pobres tirando dinheiro do povo nordestinos e colocar na comunicação.

    ResponderExcluir
  7. É de entristecer ver padres católicos jogando fora os documentos da Igreja por dinheiro.

    ResponderExcluir
  8. Que a igreja nunca deixe de publicar estas nótas de esclarecimento, para que NUNCA paire duvidas em ninguem, sobre as ações da santa igreja.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade...esclarecer é muito bom.Aqueles que não quiserem ou não conseguirem compreender que busquem mais esclarecimentos

      Excluir
  9. Como Cristão e Progressista, eu também fico mais aliviado, lendo essa nota.

    ResponderExcluir
  10. Triste é receber esse comunicado, apresentando indignação intitulada de surpresa por conta de "indignação" em relação a uma ilação de apoio condicionado a patrocínio. Ora, com todo o respeito aos ilustres clérigos que participam desta entidade (CNBB). A mensagem de Cristo não pode ser politizada e aprisionada por uma linha ideológica. Fazer uma suposição de que a abertura de um diálogo tenha o método do "toma lá, dá cá" é algo verdadeiramente surpreendente e lamentável. Ao menos houve questinamento dos partícipes da reunião para tão fugaz conclusão? Houve checagem de fatos antes da produção da nota?
    Impor esta interpretação está a luz da caridade e do amor cristão?
    Qual meio adotado por esta respeitável instituição para evitar a cizânia entre os seguidores de Jesus?
    Reflitam sobre isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, foi público e noticiado, não há suposições.

      Excluir
    2. Único comentário sensato que encontrei.

      Excluir
    3. A Canção Nova, sempre esteve do lado do genocida, desde a época da campanha eleitoral desde sujeito.

      Excluir
    4. Como suposições? A reunião foi amplamente noticiada incluindo na pauta ajuda financeira sim, onde foi solicitado acesso à Secom e ofereceu apoio ao Bolsonaro com a intenção de frear o desgaste da sua imagem. São os vendilhões do templo.

      Excluir
    5. Fico muito feliz com essa nota da CNBB. Nos esclarece e mostra claramente que essa turma que apoia esse irresponsável não representa a Igreja, agem por si só, seguindo suas ambições e seus projetos que estão muito longe do Evangelho. Parabéns CNBB.

      Excluir
    6. Acho que CNBB foi correta com seu comunicado. Papa Feancisco está fazendo lutando pelo povo pobre e por mais igualdade, seria incoerente compactuar com os que fazem o contrário.

      Excluir
    7. Amo a Canção Nova, sou apoiadora e fui já muito e muito bem evangélicas e por ela seus colaboradores e Padres. Padre Jonas Abbib. Parem de falar besteiras.

      Excluir
    8. Marilu,gostava da Canção Nova, me associei,fui uma vez lá em 2008,acompanhava a programação , até que ,um dia, assistindo a uma homilia do então padre José Augusto,me assustei com as palavras maldizendo e condenando o PT,ele citava o PT amaldiçoando o partido como coisa do diabo e citava o inferno como castigo para quem apoiasse! Hoje entendo que o ódio ao PT foi disseminado pelos movimentos neopentecostais, sejam da Igreja católica e de outras denominações cristãs, que ,de cristianismo mostram suas contradições ao Evangelho: acolher o pecador, porém julgando pelo pecado! Aí ,pela homilia do Padre José Augusto, vi que o julgamento estava sendo pela opção política das pessoas! "Atire a primeira pedra aquele que não tiver pecado"! Vejo muita hipocrisia de quem julga o socialismo, o comunismo, enfim o "esquerdismo", como alguns dizem,serem a causa das desgraças no mundo! Vejo hoje até mesmo a intolerância religiosa como consequência desse fanatismo religioso na cabeça de muitos seguidores desses movimentos neopentecostais e por parte das correntes tradicionalistas fundamentalistas de uma parte das denominações cristãs!

      Excluir
  11. Nesta igreja eu acredito.Parabéns a CNBB por nos esclarecer.

    ResponderExcluir
  12. Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo! Amém!

    ResponderExcluir
  13. Parabéns à CNBB pela reposição da verdade.
    Infelizmente este genocida psicopata foi eleito, também, com o apoio de parte da igreja católica e inclusive de alguns bispos, que nos envergonham por sua comunhão com o fascistas. Infelizmente, na Alemanha nazista também foi assim

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente..mas não nos enganemos,é bem o número de padres, bispos, leigos , que apoiam esse governo e esse estado de coisas que estamos vivendo...e sofrendo...

      Excluir
    2. Mas a canção nova não foi mencionada que estaria concordando com o presidente lá nem propaganda tem .

      Excluir
    3. Fascista?? Cristão e socialista não combinam. Não se é cristão e socialista. Siciliano é sim genicida. A história explica.

      Excluir
  14. Parabéns para minha igreja católica, obrigado por pregar o evangelho que nós liberta!!!!

    ResponderExcluir
  15. Use o poder dado para não macular a imagem da igreja católica.
    Esse governo vai em desencontro de tudo de aprendi na igreja católica.

    ResponderExcluir
  16. Graças a Deus Deus,a Igreja não compactua com as ideias desse governo genocida!

    ResponderExcluir
  17. A palavra de Deus não é palanque pra beneficiar um cidadão que até hoje não sabe a que religião pertence!!

    ResponderExcluir
  18. Essa nota salvou o meu resto de dia. Tinha recebido com estranheza diante do que tenho acompanhado de posicionamento da CNBB, mas quando vi os líderes que lá estava, já esperava por uma resposta da CNBB.

    ResponderExcluir
  19. MAIS TRISTE SABER QUE TEM PESSOAS QUE USA O NOME DA IGREJA PARA GERAR CONFRITOS E UMA PENA SABER TEM MEIOS DE COMUNICAÇÃO PARA SO FAZER O MAL JESUS VEIO ENOS LIBERTOU DA ESCRAVIDAO TEMOS DIREITO TER NOSSA OPINAO ELE NOS ALERTA . E DIZ SEGUIME

    ResponderExcluir
  20. Obrigada por esclarecer.Agora estou mais tranquila.

    ResponderExcluir
  21. MAIS TRISTE SABER QUE TEM PESSOAS QUE USA O NOME DA IGREJA PARA GERAR CONFRITOS E UMA PENA SABER TEM MEIOS DE COMUNICAÇÃO PARA SO FAZER O MAL JESUS VEIO ENOS LIBERTOU DA ESCRAVIDAO TEMOS DIREITO TER NOSSA OPINAO ELE NOS ALERTA . E DIZ SEGUIME

    ResponderExcluir
  22. MAIS TRISTE SABER QUE TEM PESSOAS QUE USA O NOME DA IGREJA PARA GERAR CONFRITOS E UMA PENA SABER TEM MEIOS DE COMUNICAÇÃO PARA SO FAZER O MAL JESUS VEIO ENOS LIBERTOU DA ESCRAVIDAO TEMOS DIREITO TER NOSSA OPINAO ELE NOS ALERTA . E DIZ SEGUIME

    ResponderExcluir
  23. Creio firmemente na nossa Igreja Católica,Deus caminha ao nosso lado. Não precisamos de barganha. Os fieis estarão atentos. É de suma importância estes esclarecimentos
    Parabens CNBB.

    ResponderExcluir
  24. E qual as providências da cnbb irá tomar a esses senhores que não seguem o evangelho e nem as normas, diretrizes que devem ser seguidas por todos os membros. Mais grave vir de um representante da igreja católica, o que nos indigna e nos faz repudiarmos tal ação. Exigimos que esses falsos padres sejam afastados da nossa igreja. Rogério Benites rogbenites@gmail.com

    ResponderExcluir
  25. É bom que fique claro, porque eu como jamais católica jamais queria ser confundida como participante de uma religião que comercializa a palavra de Deus, e ignora a vida humana na sua totalidade.

    ResponderExcluir
  26. Parabéns à CNBB.Com fascistas não podemos dialogar.

    ResponderExcluir
  27. Que bom essa nota! Estava extremamente preocupada com a posição da igreja católica! O que aconteceu la nao me representa!!

    ResponderExcluir
  28. Noticia boa.

    Era inimaginável que a Igreja verdadeira participasse de uma patifaria dessa.

    ResponderExcluir
  29. Será que vão expulsar esses padres picaretas que querem dinheiro público para bajular o governo

    ResponderExcluir
  30. Bom este esclarecimento, mas, já vi bem de perto, apoiando e colocando a criatura no altar!!!! Não estou muito confiante!
    Senhor, aumentai a minha FÉ!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito me pergunto porque a igreja e contra Bolsonaro porquê ele e contra a corrupção, e contra o aborto, e contra exprecao de gênero, e a favor da família , me pergunto quem a igreja defende os ladroes,os corruptos, o carnaval, as paradas o mst os movimentos de lésbicas e gueis quem a igreja defende gostaria de saber

      Excluir
  31. Que bom que a CNBB está com os olhos nem abertos pra tais práticas e não compactuar com elas. Esperamos que permaneçam firmes, pois esse que hj governa tb foi apiado por muitas alas da Igreja Católica do Brasil que o levaram às igrejas,impuseram as mãos e discursaram a favor do falso messias. Rezemos que permaneçam firmes contra esse poder sombrio e tenebroso.

    ResponderExcluir
  32. Parabéns à CNBB.Com fascistas não podemos dialogar. Sou sacerdote católico e políticos que se aliaram ao atual governo e permanecem falando em nome da igreja católica nunca me enganaram, me refiro especificamente a Eros Biondine e Marcelo Aro. Aos padres e leigos que participaram dessa reunião vergonhosa só ofereço meu total desprezo.
    Padre Mauro Luiz da Silva, de Belo Horizonte

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O que é fascismo para o Senhor?

      Excluir
    2. A notícia do jornal Estadão é uma noticia confirmada na integra como verdade ? Assisti todos representantes dizendo em valorizar pontos do governo que convergem com valores cristãos. Há um mal nisso? Pois se for somente uma ajuda é sempre bem-vindo. Porque não ficar e valorizar o que é bom. Quando damos banho em uma criança só jogamos a água suja fora. Aliás em governos passados (PT) ajuda sempre aconteceu. E quanto a interpretação política do fato fica tendenciosa pela CNBB que ainda não quer tirar o PT do altar.

      Excluir
  33. Triste é receber esse comunicado, apresentando indignação intitulada de surpresa por conta de "indignação" em relação a uma ilação de apoio condicionado a patrocínio. Ora, com todo o respeito aos ilustres clérigos que participam desta entidade (CNBB). A mensagem de Cristo não pode ser politizada e aprisionada por uma linha ideológica. Fazer uma suposição de que a abertura de um diálogo tenha o método do "toma lá, dá cá" é algo verdadeiramente surpreendente e lamentável. Ao menos houve questinamento dos partícipes da reunião para tão fugaz conclusão? Houve checagem de fatos antes da produção da nota?
    Impor esta interpretação está a luz da caridade e do amor cristão?
    Qual meio adotado por esta respeitável instituição para evitar a cizânia entre os seguidores de Jesus?
    Reflitam sobre isso.

    ResponderExcluir
  34. Eu também fiquei me sentindo mal como católica ao ler essas notícias. É muito sério apoiar alguém sem nenhum apreço a vida ,que discemina o ódio, incita a violência, apoia o nazismo, é favorável a ditadura, racista, homofóbico e machista. É o oposto de tudo que prega jesus Cristo. Apoiar esse governo por dinheiro séria o cúmulo para qualquer grupo, por mais tradicional que seja. É anticristão. Achei grave e me senti mal lendo tudo isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Importante as pessoas lerem um pouco e se atualizarem. Dizer coisas que os outros, incautos, falam, é ser papagaio, só repetindo asneiras. Cuidado com o que fala. Vai acabar acreditando em baboseiras.

      Excluir
  35. Parabéns CNBB! E viva a Teologia da Libertação!

    ResponderExcluir
  36. Infelizmente temos uma igreja dividida.

    ResponderExcluir
  37. Depois que exerceram km poder sanguinário por 10 séculos, querem posar de humanitários. Se tem gente usando l nome da igreja, mas não falam em nome dela, é preciso tomar providencias, mais do que soltar uma nota. On então não é nem assim

    ResponderExcluir
  38. Quero agradecer a CNBB pelo esclarecimento,tem que ir as redes de televisão para ler,afim de que todo o Brasil tome conhecimento,de que a Igreja católica não está metida nessa corrupção.

    ResponderExcluir
  39. Essa é a Santa Igreja Católica Apostólica Romana!🙏🏻🙏🏻

    ResponderExcluir
  40. Deus abençoe a CNBB q esclareceu muito bem esse acontecido ,eu não acreditei achei q era fak ,mas depois lembrei q eles na campanha eleitoral ,fizeram um louvor na cabeça do Bolsonaro na canção nova ,aí sabia q não era a igreja inteira era só uma parte ,Deus abençoe nossa igreja q defende uma justiça viva pra TDS os povos 🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  41. Parabéns a CNBB pelas informações dadas em tempo oportuno, embora eu não seja católico, acredito que pela seriedade dessa entidadde jamais teria um comportamento inadequado quanto a apoiar um governo incoviniente que despreza a vida humana.,,,

    ResponderExcluir
  42. Parabéns a CNBB e muito obrigada pelo esclarecimento continuo acreditando nessa igreja que veio com Cristo

    ResponderExcluir
  43. Muito bom, o esclarecimento da CNBB! Esse povo não representa a Igreja Católica Apostólica Romana! Eu já não assistia, agora que não vou assistir nunca mais.

    ResponderExcluir
  44. Espero então que não sejam coniventes e não forneçam material, não permitam a transmisão de missas e não criem subsídios para que esses canais continuem. Se desvincular dessas entidades é necessário nesse momento, caso contrário essas palavras que aqui li são vazias e sem peso.

    ResponderExcluir
  45. Muito oportuna esta nota de esclarecimento, que merece o máximo de divulgação. É o que farei nos meus grupos e contactos.

    ResponderExcluir
  46. Ler essa nota é acalentador. Apoiar esse senhor é ir de encontro ao Evangelho. Deus me livre dessas emissoras. Nunca mais!!!

    ResponderExcluir
  47. Que pena CNBB, cada dia fico convencida de como vcs são políticos.

    ResponderExcluir
  48. Fiquei mais aliviado em saber que não é orientação da Igreja Católica se submeter as pressões de quem prega o mal. Contudo, fico me perguntando; como um padre, com a formação teológica e filosófica que tem, se presta a servir a Dois Senhores, um na fé de garantir a vida eterna, outro para garantir vida confortável aqui na terra.

    ResponderExcluir
  49. Estava no aguardo dessa nota de esclarecimento da CNBB. Parabéns por posicionar sempre em favor da vida! Apoiar um inepto que só faz discurso de ódio, gerando confusão e intriga e discórdia entre as pessoas, não pode ter apoio de quem realmente é de Deus, semeia Luz esperança e amor conforme o evangelho nos exige.

    ResponderExcluir
  50. Também senti um alívio. Não podemos compactuar com este governo genocida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Genocida!? Tu nem sabe o que significa . Vá estudar e , quando descobrir o significado, volte aqui e peça perdão pelo posto.

      Excluir
  51. Parabéns à CNBB. Como católica e amando a verdadeira Igreja de Cristo, me sinto aliviada pelo esclarecimento. Registro aqui que deixo hoje de ser uma colaboradora da Canção Nova. Sempre acreditei e colaborei com essa Comunidade. Estou decepcionada. Qualquer pessoa, com o mínimo de informação e fiel ao verdadeiro Evangelho de Jesus, não compartilha dos desmandos desse governo.

    ResponderExcluir
  52. Vergonhoso CNBB,vcs não mim representam como cristão católico e só para deixar claro não sou BOLSONARO,
    Se fosse o PT no governo o posicionamento de vcs seriam diferente conceteza,vcs não mim representam.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Há muito tempo venho observando a ligação da CNBB com o viés político de esquerda (os comunistas). Aí pode, né?
      Fariseus e e hipócritas.
      Só concordaria com a CNBB se ela estivesse neutra no polo político, mas como vive abertamente dando apoio ao PT e demais partidos de esquerda...fica a minha indignação por conta de tanta demagogia

      Excluir
  53. Pobres católicos que segem diretrizes em vez de seguir a palavra de Deus.

    ResponderExcluir
  54. Que alívio! Pensei que a igreja tinha compactado com Isso. Deus é bom o tempo todo.

    ResponderExcluir
  55. A CNBB vai divulgar nota de repúdio na imprensa?

    ResponderExcluir
  56. Muito obrigado a CNBB pelo esclarecimento

    ResponderExcluir
  57. Recebo com alívio esse esclarecimento. Como cristão não apoio governantes que fazem gestos com.armas em.plenas marchas para Jesus

    ResponderExcluir
  58. Parabéns CNBB. Os seguidores de Jesus Não podem trabalhar com trocas de apoio.

    ResponderExcluir
  59. Que alívio ao ver o pronunciamento da CNBB. É o Evangelho de Jesus que seguimos, por isso, não podemos fazer barganhas com os poderes, governos que destroem a vida para ter vantagens "pessoais". Parabéns pelo profetismo.

    ResponderExcluir
  60. Infelizmente ainda temos "representantes" da nossa Igreja que não descobriram o verdadeiro Caminho. Mas, com esse esclarecimento da CNBB, sabemos que essa "troca comercial" não é feita pela Igreja, mas por apenas alguns membros. Que o Espírito Santo lhes dê sabedoria para repensarem nesse tipo de "contrato".

    ResponderExcluir
  61. A notícia do jornal Estadão é uma noticia confirmada na integra como verdade ? Pois se for somente uma ajuda é sempre bem-vindo. Aliás em governos passados (PT) ajuda sempre aconteceu. E quanto a interpretação política do fato fica tendenciosa pela CNBB que ainda não quer tirar o PT do altar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns. Conseguiste sintetizar o fato em sua plenitude.

      Excluir
  62. Com grande alívio leio está matéria. Amém 🙌🏼

    ResponderExcluir
  63. Graças a Deus tenho ciência desta nota de esclarecimento pois não poderia crer que a igreja católica, em toda a sua essência, compactuaria com um procedimento espúrio como esse. Fico aliviado.

    ResponderExcluir
  64. Antes de se extrair conclusões, é importante ouvir todos os envolvidos...

    https://blogs.opovo.com.br/ancoradouro/2020/06/06/o-que-representantes-de-4-emissoras-catolicas-disseram-ao-presidente-da-republica-em-reuniao-aberta/

    ResponderExcluir
  65. Ajam senhores bispos em nome da nossa Igreja. Não deixem esses dirigentes de emissoras "catolicas" desviaram da devidas funções.

    ResponderExcluir
  66. Acredito nesta instituição, CNBB, não deixem os falsos pastores enganar o povo.

    ResponderExcluir
  67. Seria de bom alvitre a CNBB avisar isso para o Padre Reginaldo Mazotti, pois parece que ele não sabe dos valores que vcs dizem defender!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse se faz de bobo, pensa que engana a quem ?
      Só aos bobinhos mesmo.

      Excluir
  68. Parabéns CNBB pelos esclarecimentos. Eu AMO minha igreja.

    ResponderExcluir
  69. Meu Deus, quanta decepção por parte desses padres que se vendem por divulgações...que mundo é esse? CNBB, REAJA, pelo o amor de Deus.

    ResponderExcluir
  70. Graças a Deus. Fiquei muito aliviada. Não se pode apoiar um genocida. Esse psicopata do presidente vai pagar caro por tudo que está fazendo nosso povo passar.

    ResponderExcluir
  71. Em qual matéria o sr. Presidente disse não gostar de negro, índio etc,acho que alguém leu errado. Ele jamais falaria isso, deve ser intriga de petista.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em que planeta você vive?
      Até quem mora fora do Brasil sabe que o Bozo é racista, machista, xenófobo, homofóbico e delinquente . Vá ler e estudar criatura, acorda pra realidade.

      Excluir
    2. deve estar rindo porque ele ele ñ é catolico nós somos a maioria de eleitores, a burrice deles caiu como neve nas mãos do presidente

      Excluir
  72. Fiquei aliviada depois desta nota ,meu coração estava triste ,mas graças a Deus ,não é verdade

    ResponderExcluir
  73. Muito boa essa resposta da autoridade máxima da nossa Igreja Católica quanto à fatídica reportagem em questão! 👏🏼👏🏼👏🏼
    Fiquei indignada em ter, ao meu lado, na minha Igreja, gente que seja INCOERENTE com aquilo que tanto fala bonito na TV ou na Rádio, e que, na prática, não segue os Mandamentos de Deus e nem as orientações da Igreja que eles dizem pertencer, representar.
    Repúdio totalmente alguém que SE DIZ CRISTÃO, MAS SE VENDE para um governo GENOCIDA, FASCISTA, ANTIDEMOCRÁTICO que desrespeitas os outros Poderes constituídos e, ainda, por cima, É e ALIMENTA a violência entre os cidadãos, dividindo nosso país e contra contra os mais pobres, os mais sofridos e excluídos socialmente. E nem vou falar que é declaradamente vendido para os irmãos evangélicos. 🤨
    Enfim, obrigada CNBB!

    ResponderExcluir
  74. Prestem bem atenção aos NOMES que estavam neste encontro com o presidente delinquente Bozo. Estes aí não representam a verdadeira igreja de Cristo.

    ResponderExcluir
  75. Também fiquei aliviado em saber que a CNBB não está compactuando com o Genocida do Bolsonaro. 🙏

    ResponderExcluir
  76. Ainda bem que lendo essa nota entendo que não é a minha amada Igreja Católica que apoiará esse torturador, mentiroso, salafrário e intolerante político.

    ResponderExcluir
  77. Eu vi a live e não teve nenhuma promessa de verba, foram apenas lideranças e representantes de emissoras católicas que
    Exporam suas demandas...acho que como católicos temos que orar pelo Presidente e não odiá-lo e difamá-lo como estão fazendo, isso não vem de Deus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns pelo comentário. O mais coerente de todos!
      A CNBB não anda com essa moral toda também, muitos apoiam os esquerdistas e abortistas.
      É só Jesus por nós!
      Muitos aqui que se dizem cristãos católicos desejando a morte do "bozo"
      Rezem por ele seus hipócritas, como ensinou o Mestre.
      Ainda que fosse verdade essa matéria, é melhor apoiar canais de televisão que edificam a família, bons costumes e a moral do que apoiar a Globolixo!
      Vão rezar mais e parem de fazer comentários que não edificam.
      Paz e bem a todos

      Excluir
    2. O mesmo pode se dizer de muitos evangélicos que apoia esse Miliciano genocida! Parem de colocar a falta de pulso em educar e edifica sua família na culpa de emissora x ou y. Falta de vergonha isso sim!

      Excluir
  78. CNBB: Outro genocídio? Num país que se dizia que era o maior entre os católicos? E quantos aos padres que aderiram essa prática? A História não mente. #Estadolaico

    ResponderExcluir
  79. CNBB já não tem cheiro das ovelhas faz é tempo.

    ResponderExcluir
  80. ELES estão falando da CANÇÃO NOVA QUE APOIOU ABERTAMENTE BOLSONARO....REDE VIDA IDEM... VERGONHA

    ResponderExcluir
  81. Muito blablalá de uma CNBB desconectada com a realidade dos mais necessitados. Infelizmente se diz uma Igreja voltada para os mais pobres, mas esqueceram de combinar com eles. Querem dinheiro sim, mas não vai ter!

    ResponderExcluir
  82. O povo do blá blá blá
    Vejo muita gente aqui com as galinhas da esquerda: genocida, como pode fazer isso? E blá blá blá eu acredito que muitos nem viram o tal vídeo. Só digo uma coisa a CNBB é uma corja de bispos gananciosos, suas eleições é jogo de interesse. Sou católica, sirvo hoje por Jesus, não por vcs que não fazem nada na evangelização. As emissoras que muitos aqui estão pedindo pra fechar, que não os representa, são elas que sustenta a fé de muitos. Sem muitas dessas emissoras nossos amados irmãos evangélicos seriam a maioria. CNBB perdeu a muito tempo o que é ser e seguir Jesus. Hoje é lugar de defender posição de políticos.
    Repito as emissoras fazem muito mais em evangelização do que muitos padres e bispos neste Brasil.

    ResponderExcluir
  83. Caros irmãos também sou católico e me recuso a crer que falos católicos signatários de canais de TV e linhas eclesiais estranhas a doutrina social da igreja e a Cristo que nos veio abraçar a todos mas especialmente os pobres e sofrendores. Deveriam estes pseudos cristãos dos gritinhos, moralismos, performance de atores e marketing ,aderirem a igrejas neopentecostais caça níquel.
    A tradição da Igreja Catolica, em que pese os percalços históricos, e humanista e democrática!
    Lembrem o que Cristo fez com os vendilhões do templo.
    O dinheiro está a serviço da igreja, nos estritos limites da fé católica, erigida na base por Pedro.
    O dinheiro e o esterco do Diabo.
    Como diria São Pedro Damião, o corpo e cinza, massa e podridão!
    Recolocai o Pai a igreja a bem dos pobres evidenciando o lado humano de Cristo Salvador.
    Paulo Celso Azambuja, Filosofo e Católico.

    ResponderExcluir
  84. Tenho convicção que nosso presidente tem princípios morais, para mim já basta, sou católico praticante e não tenho nenhum tipo de preconceito, acredito em Deus e tenho fé no Brasil.

    ResponderExcluir
  85. Seria bom soltar nota sobre "Ser Cristão e Ser Armamentista". Até para esclarecer se é possível evangelizar com armas na cintura.

    ResponderExcluir
  86. A CNBB tem uma grande parcela de culpa nesta pandemia fazendo vista grossa nos acontecimentos tais como Jesus e Maria sendo ridicularizado nas avenidas de samba festa Demônica profana. Fazendo vista grossa nas festas de LGBT onde nossos iconis religiosos são introduzidos nos Anus e Vaginas. Fazendo vista grossa nas Missas mal Celebradas com Eucaristia nas Mãos, missas inculturdas sertanejas e afro. e por ai vai tenho muito a falar. E vem me falar em caráter #SomosTodosBolsonaro sim só ele pode salvar nosso Pais deste Dragão do Demônio que e Comunismo.:.

    ResponderExcluir
  87. Ainda bem que a CNBB soltou esse esclarecimento! Mas, ainda fica caracterizado que esses movimentos carismáticos, catecumenatos,Cançao nova, etc. apoiam esse fascista e sua corja,destruidores da VIDA. Tem muito católico por aí, vendendo a alma ao diabo! Dizer que vão “comunicar a boa notícia” ao invés de "mídia negativa".Essas coisas aumentam o nosso medo!"Sepulcros caiados!

    ResponderExcluir
  88. Se fosse para apoiar PT a CNBB liberava. Mas apoiar a direita, nunca. Bispo comunista reage na hora

    ResponderExcluir
  89. E cada comentário aqui que fico indignada até mesmo de padres

    ResponderExcluir
  90. Eu estou triste com ver a divisão em nossa Igreja estão contra a CNBB contra o Papa, mais Deus vai punir esses falsos profetas e palavra de Deus o Papa pode desligar esses falsos profetas tudo o que tu ligares na terra será ligado no Céu e tudo que tu desligar na terra será desligado no Ceu

    ResponderExcluir
  91. Segunda feira mesmo eu vou dar baixa em uma contribuição que eu dou para a Trindade o Divino Pai Eterno vai me entender vou ajudar quem precisa eles fiquem com a verba do Genocida Bolsonaro

    ResponderExcluir
  92. Ufa, graças a Deus a minha Igreja Apostólica Romana, está longe deste genocida maluco e, que, eu não contribuí em nada para ele que esteja lá poder.

    ResponderExcluir
  93. Mas que decepção,Hem, padre Reginaldo Manzotti!!! Não tem vergonha na cara de enfiar a igreja numa coisa dessa! E usando nome da Igreja! Pelo amor de Deus! Pensei que o senhor fosse mais inteligente! Apoiar o Bolsonaro??!! Deus nos livre dele o mais breve possível! Desgraça do Brasil. Olha que situação estamos e esse homem não faz absolutamente nada. Cria vergonha, padre Reginaldo. O senhor e os demais que estão nessa união suja! Graças a Deus que a CNBB se pronunciou contra!

    ResponderExcluir
  94. Parabéns a CNBB,em se desvincular de tais notícias e manobras,devia se desvencilhar também dessas emissoras que transformaram nossa bela religião num oba oba, nunca me representaram, sou católico por convicção.

    ResponderExcluir
  95. Como católico praticante e absolutamente convicto na manhã de hoje fui invadido de um sentimento de nojo que logo virou revolta. Acredito e confio nas palavras do Papa Francisco e creio que a CNBB vacilou em sua nota, quando deveria ser mais enfática ao condenar tal aproximação de padres, entidades, rádios e tvs que se dizem católicas com este desgoverno genocida, inclusive pela razão simples de que qualquer contacto ou ajuda financeira, se considerados os aspectos antiéticos, desonestos e mesmo criminosos deste desgoverno, terão o significado de exaltação de cooptação e apoio de nós católicos a todas as arbitrariedades e ilegitimidades diuturnas por ele praticadas. Faz-se necessário iniciar o processo de excomunhão dos padres/bispos que tiveram tal iniciativa, bem como a imediata retirada de todo e qualquer apoio da CNBB aos organismos que assim procederam.

    ResponderExcluir
  96. A nota é vazia,essa ala sempre teve e sempre terá....eu vir padre fazer campanha eleitoral para o genocida.. ...queria que a nota fosse de cunho de que iriam punir Esse tipo de comportamento......a

    ResponderExcluir
  97. A igreija não podia fica calada deante de uma situação dessa que é contra o projeto de Deus que é vida para todos a onde tem pessoas e grupos que tiram proveito se manter no poder nen que destrua vidas e o planeta chega de racista fora bosonario e seus aliados

    ResponderExcluir
  98. Me sinto brutalmente ofendido em perceber que há em nosso meio traidores da Cruz, que vendem e se submetem ao poder de satanás ao dar apoio a um genocida covarde e sem escrúpulos. Deus tenha misericórdia de nós Católicos. Concordo que é necessário uma manifestação junto ao Vaticano. Grato ao esclarecimento da CNBB que tem todo o meu respeito, mas, não me senti contemplado, se a CNBB não tem forças para agir, que nós leigos o façamos junto ao Vaticano.

    ResponderExcluir
  99. Não é possível que a Igreja Católica esteja aliada a este Governo facínora.

    ResponderExcluir
  100. Se é mentira então o jornal cometeu fake news, então a manifestação da CNBB deveria falar sobre isso.

    ResponderExcluir
  101. Eu não entendi bem o que faz a igreja católica que diz ser de Deus no mundo, nem os rituais deles está fazendo se for pra igreja católica e se reunir os fiéis juntos vai pegar o vírus do mal e parece que Deus não vai liberar as pessoas de o contrair parece que não está na altura do todo poderoso, nesta hora não tem santo, Santa que possa ajudar os católicos, só o padre Atila foi poupado por que todos os amigos dele rezaram por ele quando estiver internado, ou foi um fauso sinal,tem muita coisa pra se faser e falácias orações que está arquivado no Vaticano que pode acabar com isso, mas talvez não seja do intercessão dos Demônios que está no poder de comando mundial das igrejas que o povo do globo sejam curados da PANDEMIA 💩💀😈👹👺💨👎

    ResponderExcluir
  102. Lamentável esses caça níqueis a despeito do número de mortos que vai representar. Apoiar governo genocida, autoritário e fascista sempre tem um preço, e se isso for verdade o futuro vai cobrar. Espero que não.

    ResponderExcluir
  103. Muito triste ver padres, bispos e fiéis católicos transformando a igreja católica em Partidos Políticos. Aquele repórter José Maria da Rede Vida também apoia esses políticos e não faz questão nenhuma de ser imparcial na apresentação do Jornal da Vida. Parei de contribuir com a Canção Nova em 2016 quando vi a forte influência política da emissora.

    ResponderExcluir
  104. Graças a Deus que a CNBB se posicionou! Gostei das colocações da CNBB!

    ResponderExcluir
  105. Essas seitas dentro da igreja católica vão transformar católicos em extremistas evangélicos que vão matar em nome de Deus e do dinheiro... vão permitindo, vão... enquanto não excomungarem esses aí o demônio faz o que quer dentro da igreja...

    ResponderExcluir
  106. Me perdoem mas a Renovação Carismática Católica (RCC), está acabando com a nossa igreja... Dinheiristas... E como o protestante trabalha a teologia da prosperidade...

    ResponderExcluir
  107. Sou católico e fico aterrorizando com tanto comentário de ódio na palavra de Deus nos ensina que devemos ser contra a irá devemos confiar e acredita nos nossos dirigentes e ler mais a palavra de Deus,vc já leu a bíblia hoje,se ajoelha em seu quarto e pessa a Deus q te de sabedoria

    ResponderExcluir
  108. CNBB que vergonha acreditando no jornal. Ou parceria com o PT?
    Olha a reunião a verdade as claras
    https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=3117729608347694&id=100003320561766


    Vergonha CNBB vergonha

    ResponderExcluir
  109. O que o dinheiro não comprar, é porque foi pouco. Lamentável a postura da Igreja, e essa nota não diz muito, pra mim, confissão de culpa, tipo: eles estão fazendo isso, tudo bem, mas não era pra ter feito...

    ResponderExcluir
  110. Sinto muita tristeza por ver uma comunicação que deixa intranquilidade por tantas notícias qUE fere a identidade da Igreja.

    ResponderExcluir
  111. Olhos fixos no Senhor,pois Ele jamais nós decepcionara.
    Quando Jesus voltar, será que encontrara fé sobre a terra.

    ResponderExcluir
  112. Bolsonaro nunca dependeu da cnbb comunista. Critiquem o jornal que colocou notícia falsa.
    Fico no que é importante.
    A maioria dos padres da igreja católica junto do papa está na ala da esquerda. Se querem ser socialistas doem todos seus bens e fundem nova sociedade aí sim voces vão provar que são verdadeiros católicos com Jesus.

    ResponderExcluir
  113. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  114. Kkk a cnbb não é conivente com Bolsonaro, mas sim com o pt e demais partidos comunistas. Aliás, quem "ajudou" a fundar o pt foi a igreja católica.

    ResponderExcluir
  115. Hoje fiquei feliz por ler este repúdio da CNBB e demais esclarecendo a reportagem do Estadão. Muitos querem esquecer o Concílio Vaticano Segundo e retornar ao Concílio de Trento, querem voltar a se atrelar ao poder. Antes de aceitar as benesses do poder político e safado e autoritário lembremo-nos de Jesus, este é o nosso poder."Daí a César e daí a Deus o que é de Deus".

    ResponderExcluir
  116. Os idiotas que acreditam que a notícia é fake, são os mesmos imbecis que acreditaram no Kit Gay e mamadeira de piroca.

    ResponderExcluir
  117. Fico pensando oque e melhor um presidente que defende a família e contra o aborto, contra o carnaval contra parada gei contra corruptos e que luta por um Brasil melhor oque os católicos querem mesmo a corrupção que nossas crianças vejam homem pelados e fossem que e artes querem carnaval e tantas outras baixarias que estava acontecendo que religião e está, sou católica desde que nasci mas estou desepcionada

    ResponderExcluir
  118. Fiquei decepcionado vou acompanhar mais. As tvse rádio católicos são em número redusido.

    ResponderExcluir