quinta-feira, 22 de junho de 2017

Cade considera "complexa" aquisição da Vale Fertilizantes pela norte americana Mosaic

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) declarou que a aquisição da unidade fertilizantes da mineradora Vale pela norte-americana The Mosaic Company "complexa" exigirá a realização de diligências. Essas diligências são necessárias, segundo o Cade para “melhor analisar a dinâmica concorrencial do mercado e as condições de rivalidade nos mercados afetados pela operação”. A decisão está publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta quinta-feira, 22.

Em dezembro de 2016, a Vale anunciou um acordo para a venda da Vale Fertilizantes para a Mosaic, por um valor total de US$ 2,5 bilhões. Esse negócio inclui todos os ativos de fosfatados localizados no Brasil, exceto os baseados em Cubatão. Também inclui a participação da Vale em Bayóvar, no Peru; os ativos de potássio localizados no Brasil, incluindo o projeto de Carnalita; e o projeto de potássio no Canadá (Kronau). Depois da conclusão da venda a Mosaic se transformará em líder de produção e distribuição de fertilizantes no Brasil, um dos mercados agrícolas mais promissores do mundo.

The Mosaic Company

A Mosaic Company é o principal produtor e comerciante mundial de fosfatos concentrados e potássio.

De acordo com seu site Mosaic a rocha fosfática é minerada na Flórida Central, e o potássio é estraído de quatro minas na América do Norte. Os produtos são processados em nutrientes de culturas e, em seguida, são enviados por via ferroviária, barcaça e embarcação oceânica para os clientes nos principais centros agrícolas do mundo.

Histórico de impactos ambientais

Em 2015, Mosaic concordou em pagar quase 2 bilhões de dólares  para liquidar um processo federal sobre resíduos perigosos e para limpar operações em seis locais na Flórida e em dois na Louisiana.

Foto aérea do recente sumidouro na Flórida
embaixo de uma lagoa de águas residuais.
(Crédito: Fotografia de Jim Damaske / AP)
Em agosto de 2016,  foram drenandos aproximadamente 215 milhões de galões de água radioativa e contaminada no aqüífero da Flórida, depois que um sumidouro se abriu sob uma lagoa de retenção, da Mosaic, em Mulberry, na Florida.


O site da Forbes, na matéria sobre esse impacto ambiental de 2016, relata que “...Incrivelmente, esta é a 3ª maior desastre ambiental de operações de mosaico e segundo devido a buracos. Em 1994, um sumidouro formado sob uma das lagoas de águas residuais da Mosaic, despejando água tóxica no chão. O outro grande desastre ocorreu em 2004, quando o furacão Frances fez com que 65 milhões de galões de águas residuais fluíssem para a água perto de Tampa Bay. A empresa recentemente liquidou um processo federal da EPA e concordou em pagar US $ 2 bilhões em danos, custos de limpeza e atualizações para infra-estrutura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário