segunda-feira, 5 de junho de 2017

Papa: o ambiente é um bem de responsabilidade coletiva da humanidade

"Nunca nos esqueçamos de que o ambiente é um bem público, o património de toda a humanidade e responsabilidade de todos" assim se referiu, hoje, o Papa, em um tweet ao dia Mundial do Meio Ambiente.

Foi em Estocolmo, no dia 5 de junho de 1972, que teve início a primeira das Conferências das Nações Unidas sobre o ambiente humano (durou até dia 16) e por esse motivo essa data foi escolhida como Dia Mundial do Meio Ambiente.

O Dia Mundial do Meio Ambiente em 2017 ganha o tema “Conectando as pessoas à natureza” e será comemorado mundo afora com mais de 1 mil eventos. Com o slogan “Estou Com a Natureza”, a ideia central é impulsionar os esforços para a conservação do meio ambiente, transformando ações individuais em uma força coletiva que tenha um verdadeiro e duradouro legado de impacto positivo para o planeta.

Mesmo com o tema convidando à conexão das pessoas com a natureza, o site das Nações Unidas sobre o Dia Mundial do Meio Ambiente, talvez para evitar uma contradição, reconhece que o ser humano é natureza, ao afirmar: "O ser humano é criatura e modulador de seu ambiente, o que lhe dá sustento físico e oferece-lhe a oportunidade de crescimento intelectual, moral, social e espiritual. Na longa e tortuosa evolução da raça humana neste planeta, um palco foi alcançado quando, através da rápida aceleração da ciência e da tecnologia, o homem adquiriu o poder de transformar seu meio ambiente de inúmeras maneiras e em uma escala sem precedentes."

O Papa Francis insiste que a proteção do meio ambiente e a formação de uma economia que sirva o bem de todas as pessoas, e especialmente dos mais pobres, vão juntos. Tudo está estreitamente interligado. Ele, na Encíclica Laudato Si' nos fala da conjunção entre o a produção da pobreza esmagadora e o sistema de destruição do meio ambiente.

"Não há duas crises separadas: uma ambiental e outra social; mas uma única e complexa crise sócio-ambiental. As directrizes para a solução requerem uma abordagem integral para combater a pobreza, devolver a dignidade aos excluídos e, simultaneamente, cuidar da natureza."


O dia do meio ambiente mundial nos lembra que não podemos resgatar o mundo das conseqüências do aquecimento global simplesmente por uma melhor tecnologia e soluções inteligentes. O cuidado com o meio ambiente exige uma visão sobre cada um de nós e do mundo extremamente interrelacionada. Esta visão exige sairmos da lógica da da concorrência para a da cooperação, da exploração para a do respeito, do desrespeito para a do cuidado e da ganância para a da gratidão.


Nenhum comentário:

Postar um comentário