terça-feira, 13 de fevereiro de 2018

Poemas e Livros de DOM PEDRO CASALDÁLIGA para baixar

Todos os livros e poemas do Poeta e Profeta para baixar gratuitamente.


Dom Pedro completara  90 anos de vida no dia 16 de fevereiro.

A pedido de Dom Pedro Casaldáliga, um grupo de seus amigos próximos organizou a uma biblioteca  online, onde estão todos seus escritos disponíveis a qualquer pessoa.   Veja abaixo como acessa-la.

Dom Pedro Casaldáliga,  nascido em Balsareny, província de Barcelona, 16 de fevereiro de 1928 é um bispo católico radicado no Brasil desde 1968. Atualmente, é bispo emérito da Prelazia de São Félix do Araguaia.

Ingressou na Congregação Claretiana (Congregação dos Missionários Filhos do Imaculado Coração de Maria) em 1943, foi ordenado sacerdote em Montjuïc, Barcelona, no dia 31 de maio de 1952. Após sua ordenação lecionou  em um colégio claretiano em Barbastro, e foi assessor dos Cursilhos de Cristandade e diretor da Revista Iris.

Em 1968, transferi-se para o Brasil fundando uma missão claretiana no Mato Grosso, uma região com um alto grau de analfabetismo, marginalização social e grande latifúndios, muitos conflitos de terra, onde eram comuns os assassinatos.

Foi nomeado administrador apostólico da prelazia de São Félix do Araguaia (Mato Grosso) no dia 27 de abril de 1970. O Papa Paulo VI o nomeou bispo prelado de São Félix do Araguaia , no dia 27 de agosto de 1971. Foi sagrado bispo em 23 de outubro de 1971, pelas mãos de Dom Fernando Gomes dos Santos, Arcebispo de Goiânia; de Dom Tomás Balduíno, OP; e Dom Juvenal Roriz, CSSR. 

Na década de 1970, ajudou a fundar o Conselho Indigenista Missionário (Cimi).

Defensor dos povos indígenas e dos camponeses,  adotou como lema para seu serviço pastoral: Nada possuir, nada carregar, nada pedir, nada calar e, sobretudo, nada matar. É poeta, autor de várias obras sobre antropologia, sociologia e ecologia.

7 comentários:

  1. Hj, 8 de Agosto de 2020, andam dizendo que morreu Casaldaliga, mas ele é imortal. PRESENTE, SEMPRE!

    ResponderExcluir
  2. Deixo meu abraço como pena de pássaro a voar com ele rumo ao Deus que o fez tão bom!

    ResponderExcluir
  3. Sua ação torna-se atemporal, pois seu espírito paira sobre a criação junto ao Criador.

    ResponderExcluir
  4. Obrigada Dom Pedro Casaldáliga!
    Obrigada pelos seus escritos, seus poemas. Hoje, com 52 anos,lembro-me bem de o quanto os li na minha juventude. Obrigada por contribuir para que eu me tornasse um adulto melhor, preocupado com o direito e a justiça.
    Enfim, obrigada, Senhor por ele ter existido nesta terra, e por tê-lo chamado à vocação que o trouxe para o nosso País.

    ResponderExcluir
  5. Nosso grande intercessor junto a Deus!

    ResponderExcluir
  6. Pedro Casaldaliga um ser maravilhoso e eterno, estará sempre em nossos corações !

    ResponderExcluir
  7. Dom Pedro Casaldáliga foi um dos que me ajudaram a pelo menos tentar o Sol - ainda a caminho. Seus poemas, assim como os de João Cabral de Melo Neto, são de uma clareza exemplar.

    ResponderExcluir