domingo, 13 de maio de 2018

Comunicado MST: 32 sem terra foram libertados em MG

TRABALHADORES RURAIS SEM TERRA DO MST RESISTEM A CRIMINALIZAÇÃO DOS MOVIMENTOS SOCIAIS.

Informamos a toda rede de solidariedade construída neste domingo (13) , que os trabalhadores detidos hoje em Iturama/MG. Foram liberados e não responderão as acusações injustas de cárcere privado e sequestro, em uma tentativa de criminalizar o movimento de trabalhadores rurais sem terra que luta pela reforma agrária.

Seus pertences ainda estão com a PM, mas medidas estão sendo tomadas para acompanhamento destes trabalhadores e trabalhadoras. A rede de solidariedade, as denúncias realizadas e articulação construída para assegurar os direitos das famílias foram fundamentais para a liberação dos trabalhadores e trabalhadoras do MST.

LUTAR POR REFORMA AGRÁRIA POPULAR!

Na manhã deste domingo dia das Mães, Trabalhadores rurais sem terra do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) foram detidos e conduzidos de maneira ilegal, arbitrária e injusta pela PMMG. Após ocuparem as terras improdutivas da fazenda Barreiro no Município de Limeira do Oeste/MG, construírem suas habitações e equipamentos coletivos como cozinha comunitária. Foram surpreendidos por policiais despreparados em uma ação ilegal. As famílias, que já haviam fixado habitação e davam passos importantes para a constituição de uma comunidade, foram detidas por crime de cárcere privado, sem provas. Foi movido efetivo policial de vários municípios da região para a desocupação forçada, sem ordem para a reintegração de posse. A ação da PMMG esta carregada de irregularidades e ocorreu de maneira tendenciosa, optando por defender o latifúndio improdutivo e violando direitos básicos de famílias de trabalhadores rurais sem terra. Após a detenção 28 trabalhadores e 4 trabalhadoras rurais foram levados para o quartel da polícia militar em Iturama – MG e lá seguiram violações aos direitos destes trabalhadores. Ao serem levados para a 04 delegacia da polícia civil de – Iturama/MG foi negado o pedido de contato com familiares e advogados, durante toda a tarde advogados e defensores de direitos humanos tentaram contato com a referida DP, sem sucesso.

MST - Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Teto

Nenhum comentário: