domingo, 11 de setembro de 2011

11 de setembro: Dia do Cerrado


Dia 11 de setembro, data nacional dedicada ao CerradoSão 2 milhões de km2, ocupando cerca de 20% do território  nacional. Menos de 2% do Cerrado estão protegidos na forma de parques ou reservas. Entre repetidas promessas de um modelo de desenvolvimento sustentável, essa região estratégica para o futuro do país tem sua vegetação nativa diariamente consumida. O impacto causado pelo agronegócio é crescente desde os anos 1970. 



mapa mostra as áreas mais importantes para a conservação da biodiversidade docerrado e seus graus de prioridade: extremamente alta (vinho), muito alta (vermelho), alta (laranja) e insuficientemente conhecida (cinza). (Fonte: MMA)
Só não mudam os motivos: ampla margem legal para desflorestamento (80% das propriedades rurais), extração ilegal de madeira e de carvão, avanço desregrado da agropecuária, da urbanização e da geração de energia.
Apesar das agressões impostas ao longo de cinco décadas, a “caixa d'água do Brasil” ainda abastece grandes aqüíferos e bacias hidrográficas, inclusive para a Amazônia e Mata Atlântica. Associando essa riqueza à tecnologia, 40% do Cerrado estão ocupados pela agropecuária. Ao todo, já perdeu metade da vegetação original, e o restante está muito fragmentado.
Complicando o futuro dessa região bela e inspiradora de culturas ímpares, menos de 3% do Cerrado estão protegidos de fato. Logo, o Brasil pode e deve equilibrar de vez a balança entre produção e conservação, construindo um caminho mais seguro para um futuro de incertezas climáticas, onde ainda precisaremos produzir alimentos e commodities.

Nenhum comentário:

Postar um comentário