sábado, 10 de setembro de 2011

Via Campesina convoca organizações sociais a exigirem justiça climática na COP17



Karol Assunção
Jornalista da Adital

"Os povos indígenas e os camponeses têm soluções para enfrentar a mudança climática!” Isso é o que afirma a Via Campesina em uma convocatória para mobilização mundial. A ação, promovida pela organização camponesa e pelo Movimento dos Sem Terra da África do Sul, acontecerá no marco das discussões da XVII Conferência das Partes (COP17) da Convenção sobre Mudança Climática das Nações Unidas, marcada para ocorrer entre os dias 28 de novembro e 9 de dezembro em Durban, África do Sul.
A ideia, de acordo com o documento, será reunir camponeses e movimentos sociais de várias partes do mundo na cidade sul-africana para exigir justiça climática. Durante os dias da COP17, as organizações sociais realizarão atividades e manifestações relacionadas à temática. Exemplo disso será a II Assembleia de Mulheres Rurais do Sul da África, que ocorrerá de 30 de novembro a 2 de dezembro.
No dia 3 de dezembro, a Via Campesina, juntamente com outras organizações sociais, promoverão oDia de Ação Global com o objetivo de exigir justiça climática. Dois dias depois, realizarão um Dia Especial pela Agroecologia e pela Soberania Alimentar.
A intenção será rechaçar as negociações tomadas nas edições anteriores da COP e pressionar os governos para que considerem a soberania alimentar como solução para mudança climática. "Converteram as negociações sobre o clima em um gigantesco mercado”, considera Via Campesina em relação às discussões dos governos durante as Conferências.
De acordo com o documento da organização, a maioria dos governos participantes da COP16, realizada no México, - com exceção da Bolívia - se reuniu apenas para negociar com empresas multinacionais "falsas soluções” para a mudança climática, como a Redução das Emissões derivadas do Desmatamento e da Degradação Florestal (REDD) e a utilização dos organismos geneticamente modificados (OGM).
"Nossos governos têm condenado conjuntamente (e em um contexto de mercado) a África e o sul da Ásia a uma incineração virtual, cujas primeiras vítimas são os camponeses destes continentes, dado que as temperaturas crescentes criam um ambiente inclusive mais hostil que o habitual para os cultivos, o gado e os seres humanos. A maioria dos governos ignorou os Princípios de Cochabamba, que estabelecem um marco de atuação claro para impedir o aquecimento global e proteger a Mãe Terra”, comenta.
Segundo o comunicado de Via Campesina, pelo menos 44% de todas as emissões de gases de efeito estufa são geradas por conta do sistema alimentício atual. Contribuem para isso: o transporte de alimentos que poderiam ser produzidos localmente, o uso excessivo de petróleo e substâncias químicas, as monoculturas e os desmatamentos.
De acordo com a organização camponesa, tais emissões de gases poderiam ser reduzidas consideravelmente a partir de uma mudança na forma de produzir os alimentos, baseando-se na soberania alimentaria, ou seja, através de práticas sustentáveis, com produção local e diversificada.
Para isso, Via Campesina indica que seguirá com ações de fortalecimento da agroecologia e na luta pela reforma agrária e contra a inclusão da agricultura camponesa nos mecanismos de financiamento de carbono.
"Daremos voz aos pequenos proprietários de explorações agrícolas e camponeses para que estejam presentes com outros setores da sociedade civil na COP17 de Durban e no Rio+20 no Brasil e mostrem nossa oposição às falsas soluções contra a mudança climática e peçam a adoção dos Princípios de Cochabamba. Insistiremos na Agricultura Sustentável realizada por Pequenos Produtores e na Soberania Alimentar como as soluções mais importantes para a mudança climática”, finaliza.
Fonte: Adital

Nenhum comentário:

Postar um comentário