quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Grito dos Excluídos 2011



"Pela vida, grita a Terra. Por direitos, todos nós!”, este é o tema de mais uma edição do Grito dos Excluídos que acontece todos os anos no Dia da Pátria, 7 de setembro, marcando o clamor do povo frente às condições de crescente exclusão social na sociedade brasileira.
Neste ano, o Grito levanta a voz contra a violência e as grandes obras do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC), com destaque para as da Copa do Mundo de Futebol 2014 e Olimpíadas 2016. Os gastos com as obras estão saindo dos cofres públicos cabendo as perguntas: Quem vai pagar as contas? De que forma? As grandes obras estão atendendo as exigências ambientais? E a mobilidade urbana, como e por quem está sendo pensada?
Outro assunto que será destaque no Grito é o chamado novo Código Florestal que tramita no Congresso. O Grito dos Excluídos não aceita as mudanças propostas pelo relator do projeto, deputado Aldo Rebelo, visto que vai acarretar mais injustiças no campo e na cidade e beneficiar as grandes empresas do campo e os latifundiários.
Segundo o IPEA, 50% da renda total do Brasil estão nas mãos dos 10% mais ricos enquanto os 50% mais pobres dividem entre si 10% da riqueza nacional. No campo, menos de 50 mil grandes proprietários detêm mais da metade das terras. É preciso acabar com essas injustiças sociais e não aprovar uma nova lei que só vai beneficiar aqueles que não precisam de benefício algum.
Por isso, o Grito dos Excluídos defende: Pela vida, grita a Terra... Por direitos, todos nós! Trata-se da manifestação dos trabalhadores e trabalhadoras frente às ameaças que colocam em risco a natureza e o ser humano. Segundo os organizadores do Grito, é necessário que as vésperas da Rio +20 as organizações populares dos diversos setores se posicionem sobre estes temas tão importantes.
O Grito dos Excluídos é um evento nacional, e em 2011 celebra sua 17ª edição. É uma manifestação popular carregada de simbolismo, é um espaço de animação e profecia, sempre aberto e plural de pessoas, grupos, entidades, igrejas e movimentos sociais comprometidos com as causas dos excluídos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário