terça-feira, 6 de setembro de 2011

Via Campesina juntamente com Sindicatos, professores, juventude e Pastorais Sociais ocupam a frente da prefeitura de Montes Claros (MG)


Os movimentos da Via Campesina juntamente com Sindicatos, professores, juventude e Pastorais Sociais ocupam a frente da prefeitura de Montes Claros.
A ocupação ocorreu às 6 horas da manhã do dia 5 de setembro com cerca de 600 pessoas.
Neste dia ocorreu uma audiência com o prefeito do município de Montes Claros Tadeu Leite e o superintendente do INCRA (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária).
A audiência teve como objetivo pautar políticas públicas para os assentamentos da região, junto a prefeitura. Com o INCRA foi pautada a obtenção de terras para região e infraestrutura para os assentamentos.
Durante este mesmo dia, na parte da tarde, foi realizada uma audiência pública na câmara dos vereadores para debater a chegada das grandes empresas de mineração no norte de minas.
À noite ocorreu uma mesa de debate sobre as tarifas públicas com representantes de sindicatos, pastorais e movimentos sociais.

No segundo dia a Via Campesina, deu continuidade a jornada de luta com a ocupação da sede da CODEVASF, situada no município de Montes Claros.
A CODEVASF é uma das responsáveis pelos projetos de barragens do estado de Minas Gerais. São muitos os projetos em andamento na região norte do estado, alguns deles situados em áreas que deveriam ser destinadas para reforma agrária, visto que estas fazendas já foram indicadas pelo órgão responsável (INCRA) para realização de assentamentos.
São 22 mil hectares de terra que seriam destinados para a reforma agrária somente no município de jequitai, que estão sendo destinados para a construção de barragem. Sendo que as famílias, já acampadas há 6 anos neste local, não tiveram até o momento uma resolução sobre a desapropriação da área para a realização de assentamento.
A ocupação da CODEVASF pela Via Campesina vem no sentido de fazer a denúncia dos grandes projetos de barragem e mineração que vem sendo desenvolvidos nesta região, e exigir que estas terras sejam destinadas para a reforma agrária.
Amanhã, 7 de setembro, o acampamento da Via Campesina de somará com o Grito dos Excluídos em uma grande mobilização em Montes Claros.
Fonte: MST

Nenhum comentário:

Postar um comentário