sexta-feira, 30 de março de 2018

IBAMA suspende licença ambiental do mineroduto da Anglo American

Uma história de mudanças constantes, falta de transparência, comunidades em conflito e ameaças, essas são algumas caracteristicas do Projeto Minas Rio, da inglesa Anglo American, do qual o mineroduto novamente rompido, faz parte. 

Com novo rompimento, em Minas Gerais,  ocorrido nesta quinta (29), o IBAMA suspende a licença do mineroduto da Anglo American. Fazem dois dias o IBAMA havia autorizado,  a  Anglo American voltar com suas operações, interrompidas após o rompimento do mesmo mineroduto, em 12 de março.  

O vazamento ocorreu, em Santo Antônio do Grama, na Zona da Mata de Minas Gerais, próximo do local do vazamento anterior há menos de um mês. O IBAMA exige inspesão da estrutura e laudo técnico. Quando do primeiro romprimento 450 m³ de minério foram despejados durante 45 minutos, poluindo o Rio Santi Antonio e o Rio Casca, segundo o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG).

O Projeto Minas Rio e a água

A Anglo American, segundo dados contidos no licenciamento, faz uso de 5.023 m3/h entre água superficial e subterrânea e sua atividade rebaixa o lençol freático e destrói as áreas de recarga e os aquíferos, porque é na camada de minério de ferro que a água se acumula.  Pelo menos seis comunidades já estão vivendo de água bombeada e algumas ficam sem água por dias porque as nascentes que havia secaram. 

O mineroduto

Um mineroduto transporta minério em pó, suspenso em água, formando uma polpa, para um porto de exportação em Açu, no litoral do estado do Rio de Janeiro. Esse mineroduto tem 525 quilômetros de extensão e passa por 32 municípios, sendo 25 no estado de Minas Gerais e 7 no estado do Rio de Janeiro. Terras foi desapropriada para construir este gasoduto e a construção causou graves danos tanto aos meios de subsistência agrícolas, ao longo de seu percurso, como aos ecossistemas locais: os pastos foram cortados em dois por uma fissura profunda onde o mineroduto foi empurrado em montanhosa, e a erosão aumentou. A construção portuária também envolveu a desapropriação de terras, e levou à erosão das praias e à inundação e poluição das terras agrícolas locais pela água do mar.

Falta de transparência e com mudanças constantes  

O empreendimento Minas-Rio é marcado pela falta de transparência e mudanças constantes em seus projetos e estudos. Isso evita que a população compreenda o tamanho real do empreendimento e seus impactos. Por exemplo, embora a Licença de Operação dada em novembro de 2014 prever que as atividades do Etapa (Step) 1 seriam por 5 anos, a licença para o Etapa (Step) 2 foi concedida em outubro de 2016. Apenas um ano depois, ainda dentro do prazo de 5 anos previsto na primeira licença, o processo de licenciamento para a etapa 3 foi concluido. O rebaixamento do lençol freático, que deveria iniciar só no 5º ano de mineração,  foi feito em março de 2014, mesmo antes da concessão da Licença de Operação. Nos primeiros estudos, argumentou-se que não haveria necessidade de novas áreas para deposição do estéril. Contudo, o pedido de licença da Etapa (Step) 3 diz que haverá necessidade de novas áreas para deposição de estéril.

Tensão e ameaças

O projeto Minas Rio vem causando divisão nas comunidades locais, já que aqueles que esperam ganhar com a mineração, são colocados contra aqueles cujos meios de subsistência agrícola estão sendo minados por ela. Os opositores da mineração dizem que a empresa e o estado agem tão intimamente juntos que se tornaram quase indistinguíveis. Eles chamam isso de "captura corporativa" e isso significa que eles não confiam no Estado para defender os interesses das comunidades locais contra a empresa de mineração.

Desde 11 de abril de 2017, quando uma decisão judicial suspendeu uma audiência pública marcada pela Anglo American, no âmbito do processo de licenciamento da terceira etapa de expansão, instaurou-se um processo de ameaças e intimidações.

Cinco pessoas que representavam comunidades e organizações sociais que assinaram o pedido de liminar que levou à decisão judicial começaram a ser fisicamente ameaçadas, incluindo ameaças de morte, e suas reputações atacadas. Mensagens foram compartilhadas nas redes de mídia social de Conceição do Mato Dentro e Alvorada de Minas revelando os nomes dos signatários e reproduzindo o comunicado oficial da Anglo American, que afirmou que a suspensão estava causando problemas para o processo de licenciamento e comprometendo a continuidade operacional Minas Rio.

Governo Brasileiro notificado pela ONU


A continuidade e o agravamento das ameaças contra defensores de direitos humanos, levou o Escritório do Alto Comissário pelos Direitos Humanos da ONU fazer uma notificação ao governo brasileiro. Nesta notificação, esse organismo das Nações Unidas cita as ameaças contra defensores de direitos humanos, no âmbito da expansão do projeto Minas Rio, da Anglo American, a capacidade limitada e a falta de independência das autoridades do Estado de Minas Gerais para proteger efetivamente os defensores de direitos humanos envolvidos, bem a questão dos impactos ambientais e sociais subjacentes do Projeto Minas Rio da Anglo American. Clique aqui para ler o texto da notificação.

Frei Rodrigo Péret, ofm
Rede Igrejas e Mineração

Nenhum comentário:

Postar um comentário