quinta-feira, 29 de março de 2018

Rompe novamente o mineroduto da Anglo American em MG

Em menos de 20 dias rompe mais uma vez o mineroduto da multinacional inglesa Anglo American, em Minas Gerais, em Santo Antônio do Grama, na Zona da Mata mineira, causando vazamento de polpa de minério de ferro no Ribeirão Santo Antônio. 

O duto se rompeu e os ógãos ambientais foram acionados para avaliar os danos ambientais.  As atividades da mineradora foram paralisadas.  A Anglo American já era alvo de investigação devido ao primeiro rompimento do mesmo duto próximo ao local atual. A Justiça da Comarca de Rio Casca, quando do primeiro rompimento, determinou o bloqueio de R$ 10 milhões da mineradora. Uma audiência de conciliação está marcada para o dia 20 de abril.

A mineradora, informou à imprensa que  falha ocorreu por volta das 18h55 desta quinta-feira (29) e durou aproximadamente cinco minutos para ser estancada. 

O primeiro rompimento aconteceu no dia 12 de março, e os os materiais mais pesados da polpa de minério se sedimentaram no no leito do rio Santo Antônio e uma camada mais fina de polpa no leito do Rio Casca.

Enquanto as mineradores permanecerem impunes, desrespeitando e atropelando normas de segurança, processos de licenciamento e não cumprindo condicionantes, elas continuaram como que soberanas nos territórios e irresponsáveis. Faz pouco tempo a Anglo American obteve liecenciamento para ampliação de sua mineração na região de Conceição do Mato Dentro. Os rompimentos e outros impactos que se somam a esses provocados pelas operações da mesma empresa, apontam para a necessidade de revisão de todo os processos de opreação da Anglo American.

Nenhum comentário:

Postar um comentário