terça-feira, 7 de junho de 2016

Água para a Mineradora Yamana Gold e sede para o povo em MG

Em Riacho dos Machados, no Norte de Minas, a empresa canadense Yamana Gold Inc pretende construir uma barragem de água para a exploração do Ouro, Essa barragem vai agravar ainda mais os impactos negativos da mineração, na região.

A população rural e urbana de Riacho dos Machados, tem sérios problemas de acesso a água. Muitas famílias da cidade, não tem ao menos água encanada. Na roça, muitos utilizam água empossada no leito dos rios, rios intermitentes. O prefeito de Riacho tem um poço artesiano sem licença ambiental que distribui água para a população através de caminhões pipa - segundo documentário apresentado pela TV Aparecida.

O Atlas de Abastecimento Urbano da ANA aponta para a necessidade de ampliação do sistema de abastecimento, reconhecendo a situação de escassez do município.


Segundo o projeto da Mineradora e os próprios técnicos da empresa Yamana Gold Inc apontam, não será destinada nenhuma gota de água para a população. Os moradores localizados abaixo da barragem temem diminuir ainda mais a oferta de água para uso humano e dessedentação animal.

A mineração de ouro em Riacho dos Machados pertencia à empresa canadense, a Carpathian Gold e foi recentemente comprada pela também canadense Brio Gold subsidiária da Yamana Gold. A aquisição foi no valor de 51 milhões de dólares.  A Brio Gold foi criada pela Yamana no fim de 2014.  Opera as minas Pilar, em Goiás, Fazenda Brasileiro e C1 Santaluz, na Bahia. 

O plano é de exploração da jazida por muitos anos. Isso significa que a população ficará por muitos anos sem água.

 A licença está na mão da SUPRAM (Superintendência Regional de Meio Ambiente de MG) e pode ser aprovada a qualquer momento. Está na mão do Governo de Minas. O Governo de Pimentel vai permitir mais essa injustiça.???


Comissão Pastoral da Terra de Minas

Nenhum comentário:

Postar um comentário