domingo, 5 de junho de 2016

Vaticano aos movimentos populares do Brasil: Lutem pela Democracia.

O Cardeal Turkson, presidente do Conselho Pontifício de Justiça e Paz do Vaticano, em mensagem dirigida aos 300 participantes do Encontro Brasileiro de Movimentos Populares em Diálogo com o Papa Francisco, ao se referir ao momento crítico que vive o Brasil, escreve: "Eu sei que vocês estão vivendo um momento crítico em seu país. Vem-me à mente uma palavra fundamental "democracia". Vale a pena lutar, pacificamente, mas com tenacidade, por uma democracia plena e participativa."

O Encontro dos movimentos populares e pastorais sociais ocorreu na cidade de Mariana, em Minas Gerais, dos dias 2 a 4 de junho. Foram três os eixos temáticos: Terra, Teto e Trabalho. Se trata de continuação do convite feito pelo Papa Francisco, em 2013, aos movimentos populares do mundo inteiro. Já aconteceram encontros dois internacionais: Vaticano (2013), Bolívia (2015). Nesse encontro brasileiro os movimentos populares e pastorais sociais escolheram a cidade de Mariana, para sediar, como uma forma de solidariedade e compromisso com as famílias vítimas do crime da Samarco (Vale e BHP Billinton).

Em seguida na integra a mensagem do Conselho Pontifício de Justiça e Paz:

Roma, 3 de junho de 2016

Irmãos e irmãs dos movimentos populares do Brasil;


Em nome do Conselho Pontifício de Justiça e Paz os saúdo a todos e lamento não ter podido acompanhá-los nesse encontro onde retomam os debates e propostas em torno a este objetivo que fixamos em comum: procurar que os 3T - Terra, teto e trabalho - sejam respeitados em toda a Criação porque são, como assinala o Papa Francisco, direitos sagrados.

Que um belo gesto de realizar a reunião no Brasil em Mariana, em solidariedade com as vítimas do paradigma tecnocrático que coloca a natureza a serviço do ganho. Sabemos que a contaminação da bacia do rio Doce e suas comunidades costeiras é grave, e os acompanhamos na busca de que crimes ambientais como este não se repitam.

Eu sei que vocês estão vivendo um momento crítico em seu país. Vem-me à mente uma palavra fundamental "democracia". Vale a pena lutar, pacificamente, mas com tenacidade, por uma democracia plena e participativa.

Os recordo as três tarefas que o Papa Francisco vos propôs durante a reunião celebrada na Bolívia em 2015:
a) Colocar a economia ao serviço dos pobres
b) Unir nossos Povos na busca de Paz e Justiça
c) Cuidar da Mãe Terra

O Papa recordou-nos que as soluções para os grandes problemas do mundo, nascem da criatividade das mãos dos pobres, de suas mãos. Rezem por Ele e contem com as orações e o apoio deste Conselho Pontifício.

Obrigado por tudo que vocês fazem, e que Deus abençoe todos vocês. Que o exemplo de Maria, sempre firme adversidade, os inspirem a caminhar e a cantar! 

Cardeal Peter K.A. Turkson

     Presidente           

Nenhum comentário:

Postar um comentário