sexta-feira, 10 de junho de 2016

Papa irá conhecer programas contra a fome criados no Brasil

Roma (RV) – Na próxima segunda-feira, 13, o Papa Francisco vai visitar a sede do Programa Mundial Alimentar (PMA), em Roma, que pela primeira vez vai receber a visita de um Pontífice. Atualmente, em parceira com 11 mil Ong’s, o PMA atende mais de 80 milhões de pessoas em 80 países.

A resposta às emergências é uma das principais atividades do Programa, mas as políticas de segurança alimentar e desenvolvimento também são objetivos primários.

No PMA, Francisco vai conhecer programas de segurança alimentar que nasceram no Brasil e hoje inspiram governos do mundo inteiro. A Radio Vaticano conversou com Maurício Burlet*, oficial de Programas no PMA em Roma. Ele nos fala sobre as atividades os Centro de Excelência e de como a visita do Papa vai incentivar a realização dos programas.

“Papa Francisco tem dado um apoio fantástico na questão do combate à pobreza e à fome no mundo, trazendo à luz questões como a importância de nós tratarmos os problemas climáticos do mundo, a importância de tratarmos da questão dos refugiados. Então o Papa tem dado a voz dele, a visibilidade que ele traz para a questão do combate à pobreza e à fome. 1 a cada 9 pessoas do mundo sofre com a fome. Então nós precisamos do apoio de todos, inclusive, principalmente utilizando a visibilidade que o Papa pode dar para a questão do combate à pobreza e à fome”.


No PMA, Francisco vai conhecer programas de segurança alimentar que nasceram no Brasil e hoje inspiram governos do mundo inteiro. O Fome Zero: este é o atual lema do Programa Mundial Alimentar. Não é coincidência: a inspiração é brasileira.

A resposta às emergências é uma das principais atividades do Programa, todavia as políticas de segurança alimentar e desenvolvimento também são objetivos primários.
Exemplo brasileiro

A partir de 2010, os resultados das políticas públicas de combate à fome e à pobreza no Brasil credenciaram o país a exportar técnicas e conhecimentos.
Em 2011, as Nações Unidas e o governo brasileiro criaram o Centro de Excelência contra a fome, com sede em Brasília.

Hoje, o Centro é referência para 37 países da América Latina, Ásia e África na busca de soluções sustentáveis para erradicar a fome.

Atualmente, alguns dos principais programas do PMA adaptam a experiência brasileira à realidade de inúmeros países, como é o caso do Programa de Aquisição de Alimentos (PPA) e do Aquisição para o Progresso (P4P), em inglês.

* Maurício Burtet brasileiro, é oficial de Programas no PMA em Roma. Já esteve em missão em alguns países da África. 
Com informações da Radio Vaticano e Canção Nova

Nenhum comentário:

Postar um comentário