terça-feira, 14 de junho de 2016

Semana da Lautado Si - O cuidado da Casa Comum

Há um ano, no dia 18 de junho de 2015, o Papa Francisco lançou sua histórica Carta Encíclica Laudato Si’, que nos inspira a cuidar da Nossa Casa Comum em todas as suas dimensões. Em uma perspectiva sistêmica e integrada, o Papa Francisco estabelece uma “relação íntima entre os pobres e a fragilidade do planeta, retomando o tema da economia e da política, que devem servir ao bem comum e criar as condições de uma plenitude humana possível”.

A Semana Laudato Si’ é uma grande celebração internacional para refletir sobre a mensagem da Encíclica e tomar medidas para trazê-la para nossas vidas.

Sobre a Semana Laudato Si clique em Movimento Católico Global pelo Clima

O texto da encíclica é profundamente crítico, profético e propositivo. O conceito de Ecologia Integral está no coração da mensagem: O cuidado do planeta é ligado à justiça em relação aos pobres e à solução dos problemas causados por uma economia que persegue apenas o lucro. 

A encíclica faz uma firme critica aos atuais modelos de produção e consumo. O Papa deixa claro que claro que, além de um “antropocentrismo desordenado” e um “consumismo exacerbado” da sociedade contemporânea, os dramáticos problemas ecológicos de nossa época resultam “das engrenagens da atual economia globalizada” – engrenagens que constituem um sistema global, “um sistema de relações comerciais e de propriedade estruturalmente perverso”. 

Francisco afirma que em um sistema onde prevalecem os “interesses ilimitados das empresas” e “uma questionável racionalidade econômica”,  “o princípio de maximização do lucro, que tende a isolar-se de qualquer outra consideração, é uma distorção conceitual da economia: se aumenta a produção, interessa pouco que se produza ao custo dos recursos futuros ou da saúde do ambiente”. Esta distorção, esta perversidade ética e social, não é própria de um ou outro país, senão de “um sistema mundial, onde prevalece uma especulação e uma busca de rendimento financeiro que tende a ignorar todo contexto e os efeitos sobre a dignidade humana e o meio ambiente. Assim se manifesta que a degradação ambiental e a degradação humana e ética estão intimamente unidas”. 

Conhecer e viver os ensinamentos contidos na Encíclica são uma contribuição da Igreja Católica  para uma mudança cultural e sistêmica, em nossa sociedade. Em uma perspectiva religiosa a Encíclica convida à uma conversão ecológica que combata a atual crise sistêmica. É importante animar grupos, movimentos sociais e comunidades a se juntarem a toda Fraternidade Universal no Cuidado da Nossa Casa Comum, ouvindo tanto o grito da terra quanto o grito dos pobres.

Nenhum comentário:

Postar um comentário