quinta-feira, 9 de junho de 2016

PF indicia Vale, Samarco, executivos e técnicos por tragédia em Mariana

A Polícia Federal anunciou nesta quinta-feira, 9 de junho, o indiciamento de oito pessoas por crime ambiental e as empresas Vale, Samarco e a consultoria VogBR por crimes ambientais e danos contra o patrimônio histórico e cultural.. Esse indiciamento é fruto do inquérito aberto sobre o rompimento da barragem de Fundão, em Mariana (MG). Entre as pessoas indiciadas está o diretor-presidente licenciado da Samarco, Ricardo Vescovi.


Segundo o inquérito da PF foram várias as causas do rompimento da barragem, em 5 de novembro de 2015. A deficiência do sistema de drenagem, o alteamento da barragem, falhas no monitoramento da estrutura, saturação elevada dos rejeitos, equipamentos defeituosos, a falta de controle dos rejeitos, a construção de recuo sem um projeto e o uso de material de baixa qualidade na construção da barragem foram alguns problemas expostos no inquérito.


Segundo a PF o inquérito foi finalizado depois que o Superior Tribunal de Justiça decidiu pela competência federal para o julgamento do caso, após todos os procedimentos terem ficado suspensos por mais de dois meses.
Com informações da Folha, R7 e Jornal o Tempo

Nenhum comentário:

Postar um comentário