quinta-feira, 23 de junho de 2016

E-mails entre gestores apontam falhas da Samarco, diz PF

E-mail, enviado a dois diretores da Samarco quatro dias depois do desastre e  apreendido pela Polícia Federal na sede da Samarco, intitulado “Barragem do Fundão – Lições apreendidas”, demonstra de forma clara que eles estavam cientes dos erros da empresa.

Esse e-mail citado pela Polícia Federal, em posse da Folha, prova que a Samarco “sabia de todos os problemas da barragem”. Segundo o que escreve a polícia em relatório,  a mensagem “demonstra que, para se economizar na obra, a segurança e a confiabilidade foram postas de lado”.

A obra foi feita pela construtora Camter.

Erros da empresa relatados no e-mail, segundo reportagem da Folha:

1.     O projeto básico não foi devolvido à projetista para revisão e elaboração do projeto detalhado.
2.     O projeto foi totalmente modificado após o início da construção. Passou-se de uma galeria de 90m, de comprimento para duas de 500m, por exemplo.
3.     A fiscalização ficou a cargo de duas empresas (Pimenta de Ávila e Logos), o que dividiu responsabilidades.
4.     Vários problemas ocorreram durante a construção; a Samarco interferiu o tempo todo alterando materiais.
5.     A equipe de projeto não acompanhou o inicio da operação, e a documentação com orientações não foi repassada à equipe de operação.
6.     Quando se viu que o projeto havia sido totalmente alterado, houve mudança no valor do contrato sem renegociação.
7.     A Camter não foi chamada para dar garantia técnica, quando os problemas começaram, e sim meses depois, quando a construção já havia sido alterada.


Para a polícia, os diretores da mineradora sabiam do risco de a barragem romper. Eles pensaram até em transferir a vila de Bento Rodrigues, que ficou destruída pela lama, para outro local. Em 2012, três anos antes da tragédia, o então diretor de operações Kléber Terra, escreveu que "acionistas querem tirar Bento de qualquer jeito".  Mas ele achava "que a turma tá superestimando os danos das estruturas atuais".

Nenhum comentário:

Postar um comentário