domingo, 1 de abril de 2018

Não seremos aniquilados por estruturas de morte

Via Sacra - Igreja de Fátima - Uberaba- obra Frei Tarcisio Manta
A Páscoa é a vitória da vida sobre a morte. Jesus não é aniquilado pela morte. Nós não seremos aniquilados pelas estruturas de morte de nossa sociedade. Jesus fez entrar na história o reino de Deus.

Nestes tempos de golpe, intervenção militar, crescimento do fascismo, assassinatos, prisões ilegais, perda de direitos e ataques à democracia, viver a Páscoa é urgente e necessário. Como viver a Páscoa num país onde uma negra defensora dos direitos das negras (os), LGBT e pobres é executada em um estado sob uma intervenção militar; onde um padre defensor do direito a terra para todos e da defesa da natureza é encarcerado numa trama urdida por latifundiários de longa data criminosos; onde os juízes expedem mandatos de reintegração de posse contra os sem teto, enquanto cinicamente recebem auxílio moradia, para além de seus exorbitantes salários; onde a democracia está sob ataque e o estado de exceção está se impondo como regra; onde a grande mídia a serviço dos grupos econômicos manipula os poderes do estado; onde o golpe avança a agenda do capital internacional e o fascismo vai desmascarando a real face de setores conservadores e moralistas.

Na ressurreição de Cristo aprendemos que não nascemos para morrer, mas para vencer a morte. Se nossa força e esperança estão em Cristo, sabemos que podemos vencer as estruturas de morte que estão operando no Brasil de hoje. Cremos que Aquele que as autoridades do templo e as do império romano não suportaram sua boa nova de justiça e de vida e que foi por eles levado à morte, na verdade está vivo conosco, sempre. Por isso, nossa Páscoa e ir às ruas, ocupar os espaços, anunciar a vida, lutar pela justiça e pela paz, por nenhum direito a menos, pela natureza comunidade de vidas e não mercadoria, pela dignidade das pessoas, pela democracia e pelo fim do fascismo.

... como Cristo foi ressuscitado dos mortos mediante a glória do Pai, também nós vivamos uma vida nova. (Rom 6,4)


Feliz Páscoa
Feri Rodrigo Péret, ofm



Nenhum comentário:

Postar um comentário